Equipe de saúde visita 1 mil residências no 2o dia das ações anti-dengue no São Domingos

10/05/2005

Uma equipe de 50 profissionais da Secretaria de Saúde de Campinas visitou aproximadamente 1 mil residências, telou dezenas de recipientes de água e orientou centenas de moradores dos bairros Jardim Fernanda, Jardim Campo Belo 2, Itaguaçu e Puccamp, nesta terça-feira, 10 de maio, no segundo dia da intensificação das ações de controle da dengue na área do Centro de Saúde São Domingos, Região Sul da cidade.

Nestes bairros, somente nas últimas duas semanas, foram confirmados 20 casos da doença – no total, em toda cidade, são 48 este ano. "Por isso, com o objetivo principal de interromper a transmissão da doença, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações que já vinham sendo desenvolvidas no local", diz a enfermeira sanitarista Salma Balista, coordenadora da Saúde Coletiva de Campinas.

Para Salma, o aumento nos casos na área do São Domingos deve-se a um conjunto de fatores, entre eles o principal é a condição de infra-estrutura do local que tem deficiências de abastecimento de água e conta com fluxo grande de pessoas. Além disso, a área localiza-se próxima a grandes rodovias e possui muitos depósitos de ferros-velhos.

"O aumento de casos ocorre numa área propícia, sem água encanada, onde a população armazena o produto em recipientes inadequados. Além disso, constatamos uma deterioração nas caixas de água que foram distribuídas e instaladas no local há dois anos. Soma-se a estas condições, a disponibilidade de materiais que podem servir de criadouros para o mosquito como pneus, pratos e vasos de plantas entre outros", diz.

A preocupação com este contexto fez com que a Prefeitura de Campinas adotasse a estratégia de intensificação das ações de controle da doença que inclui reforço dos trabalhos de vigilância epidemiológica, combate ao vetor – o Aedes aegypti -, assistência aos pacientes e atividades de educação em saúde e comunicação e mobilização social.

Técnicos da Vigilância em Saúde (Visa) percorrem o bairro para conscientizar a população, inviabilizam criadouros, aplicam larvicida biológico, auxiliam na limpeza e reparo das caixas de água, promovem busca de casos suspeitos e fazem acompanhamento criterioso dos pacientes com sintomas. "Por conta da ocorrência repetida de dengue no local, aumenta a probabilidade de casos graves. Por isso, há necessidade de diagnóstico precoce das pessoas com sintomas e acompanhamento criterioso dos casos. A estratégia será mantida até a interrupção da transmissão", informa Salma.

Denize Assis