Informe técnico alerta equipes de saúde sobre dengue

11/05/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quarta-feira, 11 de maio, para todas as equipes da rede pública municipal de saúde, informe técnico sobre dengue onde atualiza a situação da doença na cidade, relata a ocorrência localizada de casos autóctones na abrangência do Centro de Saúde (CS) São Domingos e alerta para a necessidade de vigilância, controle e, principalmente, para o atendimento médico e de enfermagem que deve incorporar a prova do laço.

De acordo com a médica veterinária Jeanette Trigo Nasser, a prova do laço oferece subsídios para identificar pacientes com potencial de evoluir para algum sinal hemorrágico e, portanto, deve ser realizada sistematicamente na rotina dos atendimentos a dengue. "A prova positiva impõe a coleta de amostra para realização de exame de sangue - para hematócrito e plaquetas - de urgência para melhor avaliação do quadro do paciente", diz.

Jeanette informa ainda que os profissionais de saúde devem estar atentos a casos que apresentam hipotensão – diminuição da pressão arterial – e dor abdominal e, para uma avaliação correta, aferir a pressão do paciente nas posições em pé, sentado e deitado. "Estes sintomas – hipotensão e dor abdominal - são alguns dos sinais de alerta que indicam a possibilidade de gravidade do quadro", afirma.

Desde janeiro deste ano, Campinas registrou, em 2005, 48 casos de dengue, sendo 20 deles nos bairros Jardim Fernanda, Itaguaçu, Monte Belo 2 e Puccamp, na área do CS São Domingos, justamente onde, no ano de 2002, foram registrados mais de 500 casos da doença, entre os quais 10 hemorrágicos. Em toda cidade, em 2002, foram 1,4 mil ocorrências. Segundo o informe técnico da Secretaria de Saúde, o histórico da ocorrência repetida de casos, coloca a comunidade do São Domingos em risco de casos graves.

Mais informações:

Denize Assis
Telefones: (19) 3735-0176
Endereço eletrônico:
denize.assis@campinas.sp.gov.br

Volta ao índice de notícias