Campinas confirma mais sete casos de dengue, cinco na área do São Domingos

12/05/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou mais sete casos de dengue nesta quinta-feira, 12 de maio, cinco deles no Jardim Fernanda, na área do Centro de Saúde (CS) São Domingos (Região Sul), onde estão concentradas 25 das 55 ocorrências da doença na cidade este ano. Os outros dois casos são do Jardim Rosália (Região Norte) e da Vila Perseu (Região Noroeste). Segundo a Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas, os pacientes já estão em acompanhamento desde o momento da notificação da suspeita, feita em meados de abril, e passam bem.

De acordo com a Visa, a situação que mais preocupa neste momento é a ocorrência localizada dos casos no São Domingos – nos bairros Fernanda, Itaguaçu, Campo Belo 2 e Puccamp -, área onde a epidemia explodiu em 2002 com 510 casos, dez da forma hemorrágica. E, para reforçar o controle da doença nesta comunidade, a Prefeitura adotou uma série de medidas que incluem intensificação das ações de vigilância epidemiológica, combate ao vetor – o Aedes aegypti -, assistência aos pacientes, ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social, acompanhamento e avaliação do trabalho.

As ações foram implementadas a partir da última segunda-feira, quando uma equipe de 50 profissionais passou a atuar diariamente na área. Desde então, mais de 1 mil residências foram visitadas, 1,3 mil caixas d´água passaram por vistoria, dezenas foram teladas e centenas de moradores foram orientados. Os trabalhos contam com parceria da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) e da Sanasa.

"A atividade inclui até coleta domiciliar de sangue, no caso de pessoas com suspeita da doença que não retornaram ao Centro de Saúde para o procedimento", informa a bióloga Heloísa Girardi Malavasi, da Visa Sul. Segundo Heloísa, os exames nem sempre podem ser colhidos no momento em que é feita a suspeita já que, para a coleta, o paciente precisa estar com mais de quatro dias de febre.

Outra providência adotada pela Secretaria de Saúde foi a divulgação de informe técnico para profissionais de saúde sobre a situação da doença na cidade, a ocorrência localizada de casos autóctones no São Domingos e a necessidade de vigilância, controle e, principalmente, para o atendimento médico e de enfermagem que deve incorporar a prova do ‘laço’, um teste em que o braço do paciente é pressionado por alguns minutos para verificar a existência de manchas vermelhas na pele.

"A prova do laço permite identificar pacientes com potencial de evoluir para algum sinal hemorrágico e, portanto, deve ser realizado sistematicamente na rotina dos atendimentos dos casos de dengue", diz a médica sanitarista Naoko Silveira, da Visa de Campinas. Segundo a sanitarista, outros sinais que indicam gravidade e para os quais os profissionais devem estar atentos são hipotensão – diminuição da pressão arterial – e dor abdominal.

Mais informações:
Denize Assis
Telefones: (19) 3735-0176 ou 8137-8565
Endereço eletrônico:
denize.assis@campinas.sp.gov.br 

Volta ao índice de notícias