Campinas vacina mais 3 mil contra a gripe e atinge 72,3% de cobertura

12/05/2005

Campinas vacinou mais 3 mil pessoas maiores de 60 anos contra o vírus influenza, que causa a gripe, entre segunda-feira e quarta-feira desta semana, 9 e 11 de maio, e atingiu a marca de 72,18 mil doses aplicadas desde o início da Campanha de Vacinação do Idoso, em 25 de abril. Os números de imunizados representam 72,3% do total da população com mais de 60 anos na cidade, que é de 99,8 mil. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em relação à cobertura de 70% recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o resultado preliminar obtido pelo município é considerado muito bom.

O balanço da Secretaria Municipal de Saúde informa que o melhor desempenho foi obtido pela região Sudoeste, com 92,6% de idosos vacinados. A região Norte ficou em segundo lugar, com 79%, seguida das regiões Sul, com 77,5%, Noroeste, com 76%, e Leste, com 69,3%. Em 2004, foram vacinados 74% da população com mais de 60 anos na cidade.

A Secretaria de Saúde de Campinas informa aos idosos que ainda não tomaram a vacina que as doses continuam disponíveis em todos os 48 Centros de Saúde e 14 Módulos de Saúde da Família da cidade. Basta que o cidadão procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa e leve a caderneta de vacinação. Aqueles que não possuem o documento, receberão um ao serem vacinados.

Além de tomar a dose contra a gripe, a pessoa poderá, se necessário, receber a dupla adulto, que protege contra difteria e tétano. A vacina contra a pneumonia também está disponível para casos em que há indicação.

"Está provado que nos mais velhos a vacina contribui para a diminuição considerável das internações hospitalares por problemas respiratórios", diz a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas. Segundo ela, o vírus influenza, causador da gripe, motiva doenças em todos os grupos etários, entretanto, a ocorrência da doença em pessoas com mais de 60 anos gera agravos mais sérios do que em faixas etárias menores, podendo levar até à morte.

De acordo com a sanitarista, desde que a campanha foi instituída, houve uma diminuição considerável das internações hospitalares por problemas respiratórios. Dados do Ministério da Saúde apontam que a estratégia reduziu em, pelo menos, 11,7% o número de internações no País. Na região Sudeste, a redução foi de 17%.

Além do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Cuba, Estados Unidos, México e Uruguai são os países americanos que promovem a vacinação anual de idoso contra o vírus influenza.

Mais informações:
Denize Assis