Equipes de saúde já visitaram mais de 2 mil casas na ação anti-dengue na área do São Domingos

20/05/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas já visitou mais de 2 mil residências, vistoriou centenas de recipientes de água, dos quais 450 já foram telados, e orientou pelo menos 10 mil moradores dos bairros Jardim Fernanda, Jardim Campo Belo 2, Itaguaçu e Dom Gilberto, desde o dia 9 de maio, quando deu início a um conjunto de medidas para reforçar o controle da dengue na área do Centro de Saúde São Domingos, Região Sul da cidade. Os trabalhos são realizados por um grupo de 55 profissionais das mais diversas área da Saúde.

A estratégia foi adotada porque, nestes bairros, nos últimos 20 dias, foram confirmados 33 casos autóctones da doença – com transmissão na própria comunidade. Seis casos foram confirmados na última terça-feira, 17. Em toda cidade, desde janeiro, foram registrados 50 casos autóctones e 12 importados.

"O objetivo é interromper a transmissão da doença e a intensificação dos trabalhos será mantida e, se necessário, ampliada enquanto durar a epidemia", diz bióloga Eloísa Malavasi Girardi, da Vigilância em Saúde (Visa) Sul da Prefeitura. Segundo Eloísa, desde a última quinta-feira, as ações foram ampliadas para os bairros vizinhos à área onde estão concentrados os casos – Itaguaçu 2, São Jorge, Campo Belo 1 e São Domingos.

Eloísa informa que ainda não é possível avaliar se a epidemia foi interrompida. "Continuamos a confirmar casos. Nesta semana, por exemplo, houve mais seis", diz. A bióloga afirma que a área é muito propícia pelas condições de infra-estrutura, entre as quais destaca-se o fato da população não contar com água encanada e armazenar o produto em recipientes inadequados.

A bióloga ressalta a importância da população colaborar na busca de alternativas para manter os ambientes livres de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. Os criadouros são recipientes que armazenam água como pneus, pratos e vasos de plantas entre outros. Ela lembra, ainda, que, por conta da ocorrência repetida de dengue no local, aumenta a probabilidade de casos graves. "Por isso, os trabalhos incluem busca de suspeitos, diagnóstico precoce das pessoas com sintomas e acompanhamento criterioso dos casos".

Denize Assis

Volta ao índice de notícias