Vigilância em Saúde orienta escolas particulares

23/05/2005

A Prefeitura de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste, da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta terça-feira, 24 de maio, as 8h30 às 12h, no Sesi Santos Dumond, capacitação para os proprietários e responsáveis pelas escolas particulares de ensino infantil - creches e pré-escolas - da região Sudoeste. O objetivo é orientar estes estabelecimentos quanto aos cuidados com a saúde das crianças e funcionários e sobre como regularizar a documentação das escolas junto à Visa.

A técnica de enfermagem Genoefa Aparecida Casagrande, da Visa Sudoeste, informa que as escolas são estabelecimentos de interesse à saúde e, portanto, necessitam de cadastro definitivo na Vigilância em Saúde. Segundo Genoefa, a idéia da capacitação surgiu para atender a necessidade de homogeneizar de forma ágil estes estabelecimentos, que existem em grande número na Sudoeste.

"Na capacitação, falamos com várias escolas ao mesmo tempo, informamos sobre a documentação necessária para regularização e as normas estabelecidas pela vigilância", diz. Genoefa explica que a escola, por concentrar muitas pessoas, precisa adotar cuidados para reduzir o risco de transmissão de doenças e de acidentes.

São cuidados quanto a estrutura física do estabelecimento, que necessita estar adequada à atividade proposta, quanto à higiene dos objetos das escola, dos ambientes e dos funcionários. "Também é necessário cuidados com a refeição das crianças que, no caso de ser produzida na escola, exige entre outros aspectos observar a procedência dos alimentos. Se vem de casa, é preciso observar de que forma é feita a conservação", afirma.

Ainda são necessários cuidados quanto à segurança do estabelecimento, se os ambientes bem como as estruturas físicas como banheiros, refeitórios, mesas, cadeiras são do tamanho adequado para a faixa etária, se as janelas e escadas têm proteção para prevenir acidentes, se tem extintores etc. "Todos estes aspectos serão abordados na capacitação", diz Genoefa.

A técnica informa que a expectativa é de que 30 escolas participem da capacitação. Os estabelecimentos que não receberam o convite ou que receberam e não vão poder participar, devem procurar a Visa, posteriormente, porque está programada capacitação para uma segunda turma. O telefone da Visa Sudoeste é 3268-6233 ou 3268-6234.

Denize Assis