Campanha de Vacinação do Idoso ultrapassa meta da OMS em Campinas

24/05/2005

Campinas atingiu a marca recorde de 74,58 mil pessoas vacinadas na Campanha de Vacinação do Idoso deste ano, segundo dados da Vigilância em Saúde (Visa) da Prefeitura divulgados nesta terça-feira, 24 de maio. Os números de imunizados contra a gripe representam 75% do total de pessoas acima de 60 anos na cidade que é de 99,8 mil.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em relação à cobertura de 70% recomendada pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS), o resultado alcançado pelo município é muito bom. Além disso, esse é o melhor índice já obtido desde o primeiro ano da campanha na cidade, em 1998. Em 2004, a Secretaria Municipal de Saúde já havia conseguido superar os resultados de vacinação de todos os anos anteriores, imunizando o correspondente a 74,2% da população total com 60 anos ou mais.

Este ano, a campanha teve início em 25 de abril e, embora já tenha sido encerrada, a Secretaria de Saúde informa que ainda há doses disponíveis e que, portanto, o cidadão com mais de 60 anos ainda não vacinado deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua casa para se vacinar. É necessário levar a caderneta de vacinação porque, se necessário, a pessoa vai receber a dupla adulto, que protege contra difteria e tétano. A vacina contra a pneumonia também está disponível para casos em que há indicação.

"Está provado que nos mais velhos a vacina contribui para a diminuição considerável das internações hospitalares por problemas respiratórios", diz a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas. Segundo ela, o vírus influenza, causador da gripe, motiva doenças em todos os grupos etários, entretanto, a ocorrência da doença em pessoas com mais de 60 anos gera agravos mais sérios do que em faixas etárias menores, podendo levar até à morte.

De acordo com a sanitarista, outros países estão adotando a estratégia do Brasil de oferecer gratuitamente a vacina contra a gripe para maiores de 60 anos. "Essas campanhas são um dos maiores trunfos do Sistema Único de Saúde (SUS)", avalia. Estimativas do Ministério da Saúde demonstram que, somente nos primeiros seis anos das campanhas, houve uma redução de aproximadamente 51 mil internações decorrentes das complicações da gripe.

A vacina contra a gripe é produzida com base nas três cepas (subtipo de vírus) de maior circulação no Hemisfério Sul. Essa combinação torna a dose mais potente. Ela diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença. A gripe é uma doença que pode provocar complicações e até levar o paciente à morte. As epidemias de gripe mataram milhões de pessoas ao longo da história. Em 1915, a gripe espanhola acabou com a vida de mais de 20 milhões de pessoas.

Denize Assis
Contatos: