Campinas confirma mais três casos de dengue, dois na área do São Domingos

24/05/2005

A Secretaria Municipal de Saúde informa que mais três casos de dengue foram confirmados nesta terça-feira, dia 24 de maio, em Campinas. Entre as ocorrências, duas são da área do Centro de Saúde São Domingos - de moradores do Jardim Campo Belo e Dom Gilberto – (Região Sul), onde estão localizados 35 dos 65 casos da doença registrados na cidade este ano. O terceiro caso é da Região Leste e ainda está sendo investigado para que se saiba se é importado ou autóctone – quando a transmissão é no próprio município.

A Vigilância em Saúde (Visa) Sul informa que as novas ocorrências do São Domingos são de pacientes que apresentaram primeiros sintomas no início de maio e, já na época da suspeita, receberam assistência e passaram a ser acompanhados. As duas pessoas passam bem. A Visa informa que as confirmações de hoje não alteram as medidas ambientais e sanitárias que já vinham e continuarão sendo implementadas para conter o avanço da doença no local, já que o tipo de ação de controle independe do número de casos.

Desde o início de maio, a Secretaria Municipal de Saúde deflagrou um conjunto de ações para o controle da doença no local. A estratégia incorpora intensificação das ações de vigilância epidemiológica, combate ao vetor – o Aedes aegypti -, assistência aos pacientes, ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social, acompanhamento e avaliação do trabalho.

A bióloga Heloísa Girardi Malavasi, da Visa Sul, informa que nesta terça-feira, por causa do tempo chuvoso, as equipes não puderam atuar em campo. "Por isso, aproveitamos para reunir agentes comunitários de saúde, ajudantes e supervisores de controle ambiental, para fazer uma avaliação, acompanhamento e supervisão das ações", diz. O trabalho vai apontar, entre outros pontos, o balanço das ações desenvolvidas até o momento e eventuais ajustes.

Um dos trabalhos que estavam previstos para esta terça-feira era o mapeamento, por meio de um programa de computador, dos pontos geográficos mapeados em GPS onde foram confirmados casos de dengue. O objetivo é avaliar o comportamento da epidemia.

A bióloga informa que a Vigilância ainda aguarda resultados de exames de outros moradores da área do São Domingos suspeitos de estarem com a doença. E que, nos trabalhos em campo, ainda estão sendo encontrados novos casos suspeitos.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor atrás dos olhos. A pessoa com a doença também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao manifestar algum destes sinais, o cidadão deve procurar o Centro de Saúde rapidamente.

Mais informações:
Denize Assis