Simpósio marca Dia de Luta pela Saúde da Mulher em Campinas

25/05/2005

Para marcar o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Morte Materna, em 28 de maio, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria da Mulher, promove na próxima segunda-feira, 30 de maio, das 14h às 17h, no Salão Vermelho do Paço Municipal, um simpósio para discutir a saúde da mulher. O evento é direcionado a profissionais da rede pública municipal de saúde e ao público interessado. Não é necessário se inscrever antes.

O evento terá participação do médico Luiz Carlos Zeferino, chefe do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que vai falar, às 14h30, sobre a saúde da mulher no Brasil.

Em seguida, haverá palestra do coordenador municipal da saúde da mulher, o médico mastologista Fernando Brandão, que vai falar a saúde da mulher em Campinas. O mesmo tema será enfocado sob o ponto de vista da enfermagem pela enfermeira sanitarista Maria Rosa Vieira de Carvalho, coordenadora de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde.

Um dos destaques do simpósio é a palestra sobre violência sexual, de Jeferson Drezett, consultor do Ministério da Saúde. A partir das 16h20, acontece palestra sobre mortalidade materna, proferida pela médica sanitarista Solange Duarte de Mattos Almeida, da coordenadoria de Informação e Informática da Secretaria Municipal de Saúde. Às 17h, uma atividade cultural encerra o evento.

O Coordenador Municipal da Saúde da Mulher, Fernando Brandão, informa que a Secretaria de Saúde de Campinas mantém programas de assistência à saúde para todas as fases da vida da mulher. "A Secretaria de Saúde tem investido em ações programáticas no sentido de contextualizar a saúde da mulher como um todo por meio de várias ações específicas", afirma.

Entre os trabalhos, Brandão destaca o programa de humanização do pré-natal e nascimento, acompanhamento e assistência ao pré-natal de alto risco, comitê municipal de vigilância epidemiológica da morte materna e infantil, planejamento familiar com disponibilidade de todos os métodos anticoncepcionais – são distribuídas 50 mil cartelas de pílulas por mês - e assistência integral às mulheres vítimas de violência sexual e de doenças sexualmente transmissíveis e Aids.

Segundo o coordenador, questões de maior risco como câncer de colo do útero e câncer de mama são priorizadas com o objetivo de reduzir o índice de mortalidade das duas doenças. A Prefeitura mantém ações de prevenção de gravidez na adolescência, atenção à saúde da mulher menopausada com terapia de reposição hormonal, possui Centro de Lactação Municipal - Banco de Leite Humano e desenvolve trabalhos na área da saúde da mulher que se tornaram referência nacional e internacional e objeto de pesquisa acadêmica.

A Secretaria de Saúde também desenvolve ações intersetoriais na área da saúde da mulher com as secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Cultura e Habitação e com Organizações Não Governamentais (ONGs) e, ainda, atua em parceria com o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), da Unicamp, Maternidade de Campinas e Maternidade do Hospital Celso Pierro, da Pontifícia Universidade Católica (Puc-Campinas). "Temos como meta reforçar ainda mais as ações intersetorias e interinstitucionais", diz Brandão.

Ele lembra ainda que está na fase final de planejamento o projeto de construção do Centro de Referência de Saúde da Mulher, que dará um grande salto para ampliar e melhorar a qualidade do atendimento à saúde da mulher na cidade.

Rede Mundial. O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher foi instituído em uma reunião da Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos (RMMDR), realizada no V Encontro Internacional sobre Saúde da Mulher, na Costa Rica, em maio de 1987.
Em 1988, o governo brasileiro determinou este mesmo dia como a data nacional para combate à morte materna, instituindo a comemoração neste mesmo 28 de maio, do Dia Nacional de Redução da Morte Materna.

Mais informações:
Denize Assis