Campinas confirma mais oito casos de dengue, seis na área do São Domingos

25/05/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou hoje, 25 de maio, mais oito casos de dengue, seis deles na área do Centro de Saúde (CS) São Domingos, Região Sul, e dois na Região Norte. Com isso, agora, a cidade já soma 70 casos da doença este ano, 56 autóctones – com transmissão no município -, 12 importados e dois que ainda estão sendo investigados.

"As ocorrências confirmadas agora, na entrada do inverno, preocupam não somente neste momento mas pelo fato de indicarem a perspectiva de uma nova onda epidêmica para o verão 2005/2006", diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Vigilância em Saúde (Visa), da Secretaria de Saúde de Campinas.

Além de 42 casos localizados na área do São Domingos, há casos autóctones registrados em toda cidade. Segundo Brigina, isso indica que é necessário trabalhar intensamente, não somente para conter a transmissão neste momento, mas já pensando no próximo verão.

"Com a entrada das ondas de frio, os casos diminuem e isto pode dar uma falsa impressão de que a doença está sob controle. Por isso, é necessário atenção. Vamos manter as ações, já intensificadas desde abril, com agentes comunitários e outros profissionais nas ruas para remoção de criadouros, busca ativa de suspeitos e ações educativas, e equipes de saúde atentas para atender rapidamente e acompanhar doentes com a perspectiva de casos graves", diz a sanitarista.

Em relação às novas ocorrências do São Domingos, uma delas trata-se de um morador do Marisa, bairro onde ainda não haviam sido confirmados casos. "Neste local, na segunda-feira, 30, será feita busca ativa de suspeitos com destruição de criadouros para avaliação da necessidade de novas medidas de controle", informa o médico sanitarista André Ricardo Ribas de Freitas, da Visa de Campinas.

Segundo Ribas de Freitas, a população também precisa estar atenta para remover ou inviabilizar qualquer recipiente que acumule água, porque eles podem se transformar em criadouros. "A possibilidade de criadouros é infinita e exige atenção de todos. Neste contexto, a dona de casa exerce papel fundamental porque ela pode, no dia-a-dia, adotar posturas para inviabilizar todo e qualquer recipiente que possa guardar água parada", diz.

Em 2004, foram registrados 24 casos de dengue em Campinas, seis deles autóctones. Os sintomas da doença são febre com um ou mais sinal como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, nas articulações, dor abdominal e, nos casos mais graves, podem surgir hipotensão, manchas na pele e sangramentos.

Mais informações:
Denize Assis
Telefones: (19) 3735-0176 ou 8137-8565
Endereço eletrônico:
denize.assis@campinas.sp.gov.br 

Volta ao índice de notícias