Gestor da Terapia Comunitária faz palestra em Campinas

02/05/2006

Um dos papas da Terapia Comunitária, o psiquiatra e antropólogo Adalberto Barreto, está em Campinas onde ministra o curso “Sensibilização para a Terapia Comunitária”, nas dependências da Faculdade Comunitária de Campinas. Nesta segunda-feira o curso é para profissionais dos municípios vizinhos e amanhã, terça-feira, será para profissionais da rede pública de Campinas.

Barreto aplicou a Terapia Comunitária pela primeira vez há 20 anos, em uma comunidade carente da periferia de Fortaleza (CE) conhecida como Pirambu. A terapia nasceu de um projeto de extensão do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Hoje, é utilizada em 27 unidades federativas do país e conta com 8.500 terapeutas. Tanto que motivou o Ministério da Saúde a pedir um estudo de impactos da aplicação da terapia.

“A terapia comunitária é uma forma simples, mas eficaz, de atendimento às comunidades de baixa renda, que ganhou grande repercussão nos serviços de saúde”, diz Elza Lauretti Guarido, coordenadora do serviço de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde. Partiu dela o convite para Barreto relatar sua experiência para os profissionais da região, com o apoio do Pólo de Educação Permanente. E o resultado está de acordo com as expectativas. “Percebemos um grande interesse pela terapia e é provável que seja criado um curso em Campinas para a formação de terapeutas”,diz Elza.

A Terapia Comunitária funciona como um espaço para a troca de experiências. Um grupo se reúne para partilhar sofrimentos, contar dores, dividir angústias, relatar dúvidas e possivelmente sair com alguma solução ou ao menos alívio. A terapia permite à comunidade buscar nela mesma as soluções para problemas que, isoladamente, a pessoa, sua família, e o poder público não foram capazes de sanar.

O trabalho é mediado por um terapeuta comunitário que pode ser um profissional de outras áreas e leigos treinados para desempenhar a função de terapeutas comunitários.

Volta ao índice de notícias