Saúde já imunizou 41 mil idosos contra a gripe

02/05/2006

A Secretaria de Saúde de Campinas já aplicou 41.823 doses da vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, desde que iniciou a campanha de vacinação de idosos, em 24 de abril. Os dados foram apresentados nesta terça-feira, pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), e representam um índice de vacinação de 41,35% dos 101.151 mil habitantes de Campinas com mais de 60 anos.

A meta pactuada com a Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde é vacinar cerca de 70,8 mil pessoas, número que representa 70% da população campineira na faixa etária acima de 60 anos. No ano passado, 75% da população idosa foi imunizada (5% acima da meta estabelecida). A expectativa era que até esta terça-feira, 55% da meta tivesse sido alcançada.

“O índice de comparecimento nos postos de saúde está abaixo do esperado, por isso é importante que os familiares se preocupem em levar seus idosos para serem imunizados contra a gripe até a próxima sexta-feira, último dia da campanha”, alerta a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria preparou um esquema especial no último sábado, 29 de abril, dia da mobilização nacional da Campanha de Vacinação do Idoso contra a gripe. Cerca de 700 profissionais da rede pública municipal da saúde trabalharam para garantir a vacinação em 185 postos, entre fixos e volantes, espalhados por todas as regiões da cidade, das 8h às 17h.

O objetivo da campanha é proteger essa população das complicações do vírus influenza, causador da gripe e de outras doenças preveníveis por vacinas, uma vez que esta faixa etária é mais vulnerável às enfermidades.

“É importante que todas as pessoas com mais de 60 anos que ainda não tomaram a dose compareçam aos postos de vacina até o final da campanha”, diz Brigina Kemp. A campanha de vacinação encerra no próximo dia 5 de maio.

Informações sobre os postos de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 156 ou pelo endereço www.campinas.sp.gov.br/saude. Para solicitar a vacina domiciliar, no caso de pacientes acamados, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

É necessário levar a carteira de vacinas. Aqueles que ainda não possuem o documento receberão uma caderneta na campanha.

Até 5 de maio, profissionais de saúde também visitarão casas de repouso para vacinar pessoas com dificuldades de andar. No caso dos acamados, os familiares devem solicitar às respectivas equipes de Saúde da Família que a vacina seja feita no próprio domicílio.

De acordo com Brigina Kemp, a campanha segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de priorizar os idosos na vacinação, pois são mais vulneráveis à gripe e podem sofrer complicações, como a pneumonia ou a desestabilização de um quadro de doença cardíaca ou renal. Mesmo as pessoas que tomaram a vacina em anos anteriores devem repetir a dose, pois a cada temporada a vacina muda para proteger contra as novas cepas do vírus.

Câncer de boca

Junto com a Vacinação do Idoso, a Secretaria de Saúde também realiza exames de prevenção do câncer bucal. As equipes orientam as pessoas para prevenir este tipo de câncer, com informações sobre o auto-exame e os cuidados que devem ser tomados com a higiene bucal.

Pacientes com alterações na mucosa – língua, lábio e bochecha – serão triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e realizar o tratamento específico. Aqueles que tiverem lesões mais complexas vão ser encaminhados para clínicas de referência em diagnóstico bucal. O exame e eventuais tratamentos são de graça.