Campinas participa do evento "O Mundo Numa Só Batida" com a Casa de Cultura Tainã, que desenvolve ações de prevenção à aids

04/05/2006

Com o Instituto Famoudou Konatê, ONG toca no evento que reúne pessoas de todo o mundo
para promover a paz através da música e da percussão.

Pessoas de todo o mundo vão se reunir no próximo sábado e domingo (6 e 7 de maio de 2006) em diversas cidades do mundo para tocar seus instrumentos no evento " One World Beat", "O mundo numa só batida", traduzido para o português.

Em Campinas, o evento é realizado através da Casa de Cultura Tainã, organização não-governamental (ONG) parceira do Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas por meio do projeto "Tambor Dá Saúde", desenvolvido com jovens e que inclui o único Banco de Preservativos Comunitário da cidade.

O objetivo do evento, informou a Casa de Cultura Tainã, é promover a paz e a união por meio da música, mas principalmente através da percussão. Haverá eventos em países como o Canadá, Estados Unidos, Austrália, África do Sul, México e Tailândia.

Em Campinas, os percussionistas do Instituto Famoudou Konatê e da Casa de Cultura Tainã tocarão juntos das 18h às 22h, na sede da Casa de Cultura Tainá, localizada à Praça dos Trabalhadores, na Vila Padre Manoel da Nóbrega.

Ao redor de uma grande fogueira, as apresentações vão mostrar o Stell Drum, passando pelo Maracatu e também pelos ritmos Dunumbá da República da Guiné. Jovens e crianças que participam das atividades promovidas pelas ONGs também participarão.

O evento é gratuito e quem desejar pode participar da Roda de Tambores, levando seu instrumento de percussão.

PROGRAMAÇÃO:

-  Apresentação de Stell Drum - " Orquestra de Tambores de Aço Steel  Pan"
- Cortejo de Maracatu - "Nação Tainã"
- Dunumba de rua - "Fanta Konatê, Troupe Djembedon e amigos da Tainã"
- Roda de tambores de Biomúsica, integrando todos os grupos e público.

Para obter mais informações sobre "O mundo numa só batida", os endereços das ONGs na Internet são os seguintes: www.djembedon.com/instituto ou www.taina.org.br . O site oficial do evento "One World Beat" é o www.oneworldbeat.com.

Instituto Famoudou Konatê – São Paulo

Criado em 2004 pelo musicoterapeuta Luis Kinugawa, o instituto tem a missão de viabilizar condições para o desenvolvimento humano, pesquisando e promovendo culturas tradicionais, especialmente a cultura africana, através da dança e da música da República da Guiné.

Entre as atividades estão oficinas de djembê e suas danças tradicionais, vivências de biomúsica e um balé com danças africanas. A ONG fica na rua Eugênio de Medeiros, 288, em Pinheiros – São Paulo – SP.

Site: www.djembedon.com/instituto

Casa de Cultura Tainã - Campinas

Fundada em 1989 por moradores da Vila Castelo Branco, a missão da ONG é possibilitar o acesso à informação, fortalecendo a prática da cidadania e a formação da identidade cultural, visando contribuir para a formação de indivíduos conscientes e atuantes na comunidade. A Casa de Cultura Tainã é reconhecida como um Ponto de Cultura e atua através de projetos como Nação Tainá, Fábrica de Música, Lidas e Letras, Tambor Dá Saúde e Orquestra Tambores de Aço. A Casa de Cultura Tainã fica na rua Anhambu, 645 – Vila Padre Manoel da Nóbrega – Campinas – SP

Site: www.taina.org.br