Saúde prorroga campanha de vacinação de idosos contra a gripe

04/05/2006

A Secretaria de Saúde de Campinas prorrogou por mais uma semana, até o próximo dia 12, a campanha de vacinação de idosos contra a gripe. A última parcial da campanha, realizada na manhã desta quinta-feira, mostrou que apenas 54 mil idosos, ou seja, 53,4% dos 101.151 mil habitantes de Campinas com mais de 60 anos foram imunizados contra a gripe.

A meta pactuada com a Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde era vacinar 70% da população (cerca de 70,8 mil pessoas) idosa até sexta-feira, dia 5, término previsto da campanha nacional.

“Diante do baixo índice de vacinação e da importância que significa para os idosos a imunização contra o vírus influenza, causador da gripe, a Secretaria de Saúde decidiu prorrogar por mais uma semana a campanha”, diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria Municipal de Saúde. No ano passado, 75% da população idosa foi imunizada - 5% acima da meta estabelecida.

De acordo com Brigina, está provado que nos idosos a vacina contribui para a diminuição considerável das internações hospitalares por problemas respiratórios. “É muito importante que os familiares não percam a oportunidade de levar seus idosos aos centros de saúde, ou se for o caso, agendar para que uma equipe vá até a casa aplicar a vacina”, diz. Os centros de saúde funcionam da s 08h00 às 17h00.

Segundo ela, os efeitos colaterais, quando ocorrem, são mínimos se comparados com os malefícios que a gripe traz. “Os idosos são mais vulneráveis à gripe e podem sofrer complicações, como a pneumonia ou a desestabilização de um quadro de doença cardíaca ou renal”, diz. A campanha segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para solicitar a vacina domiciliar, no caso de pacientes acamados, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. É necessário levar a carteira de vacinas. Aqueles que ainda não possuem o documento receberão uma caderneta na campanha.

Até o próximo dia 12 de maio, profissionais de saúde também visitarão casas de repouso para vacinar pessoas com dificuldades de andar. No caso dos acamados, os familiares devem solicitar às respectivas equipes de Saúde da Família que a vacina seja feita no próprio domicílio.

Câncer de boca

A campanha de prevenção do câncer bucal, que é realizada junto com a Vacinação do Idoso, também será prorrogada. Todos os idosos são examinados por dentistas. Pacientes com alterações na mucosa – língua, lábio e bochecha – serão triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e realizar o tratamento específico. Aqueles que tiverem lesões mais complexas vão ser encaminhados para clínicas de referência em diagnóstico bucal. O exame e eventuais tratamentos são de graça.

As equipes também orientam as pessoas para prevenir este tipo de câncer, com informações sobre o auto-exame e os cuidados que devem ser tomados com a higiene bucal.

Volta ao índice de notícias