Programa Municipal de DST/Aids de Campinas realiza show "Divas", de Ilcéi Miriam, no Presídio Feminino do São Bernardo

05/05/2006

Espetáculo criado para o Dia Internacional da Mulher agora é reapresentado
e marca início da parceria entre o serviço de saúde e Penitenciária Feminina da cidade

Um show da sambista Ilcéi Miriam, "Divas da MPB – Histórias e Canções",  marcará neste domingo a realização de um conjunto de ações do Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas junto à população carcerária da Penitenciária Feminina de Campinas, no antigo "Cadeião do São Bernardo".

As mais de 550 mulheres no São Bernardo devem receber pelo menos um kit de prevenção às dst, ao hiv/ e à aids, incluindo um calendário produzido em parceria do Programa Municipal de DST/Aids com o Sindicato dos Médicos de Campinas e Região (Sindimed). A peça de mídia agrega conceitos de prevenção, direitos humanos e solidariedade às datas do calendário ocidental.

No mês de maio, por exemplo, quando comemora-se o Dia das Mães (dia 14), o calendário traz uma mensagem acerca da prevenção à transmissão vertical do hiv e da aids (de mãe para filho ou filha). "Toda grávida tem o direito de fazer o teste para hiv e sífilis para proteger seu bebê, fazendo o tratamento corretamente durante a gestação", informam o PM-DST/Aids-Cps e o Sindimed, através do calendário.

A maioria destas mulheres, segundo informou a direção da penitenciária, foi transferida, ano passado, para Campinas, de um estabelecimento prisional desativado na região da Grande São Paulo. Na região de Campinas a maioria das mulheres detidas é enviada à Cadeia Pública de Indaiatuba, na Região Metropolitana. No São Bernardo, segundo o governo do Estado, são mantidas somente mulheres já condenadas pela Justiça, incluindo as de Campinas.

As ações desenvolvidas pelo Programa de DST/Aids da Secretaria de Saúde de Campinas no local estão em acordo com as políticas públicas desta adotadas por esta área programática e que objetiva, entre outras prioridades, conter o avanço da epidemia de aids entre as populações mais vulneráveis e que têm histórico de algum tipo de restrição a direitos sociais, políticos e econômicos e, portanto, estão mais expostas à transmissão do vírus hiv (causador da aids) e outras dst.

O show que será apresentado, a partir das 9h30 do domingo, é o "Divas", que a cantora já apresentou no mês de março, cujo dia 8 é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional da Mulher. Ilcéi Miriam já desenvolveu atividades junto ao Programa Municipal de DST/Aids, como o projeto "Samba da Solidariedade", realizado em 2005 em parceria com a ong (organização não-governamental) Ação Artística para Desenvolvimento Comunitário (Acadec).

O show foi realizado no próprio Centro de Referência (CR) do Programa DST/Aids da Secretaria de Saúde, localizado à rua Regente Feijó, número 637, no Centro de Campinas. É onde realizam-se gratuitamente os testes de hiv e sífilis para toda população e também onde as pessoas podem realizar o tratamento caso tenham aids, hiv e sífilis.

Para saber mais sobre a realização do teste de hiv e sífilis a população pode informar-se pessoalmente no Centro de Referência DST/Aids, que funciona das 7h às 20h. O telefone para saber mais sobre o teste é o (19) 3236 – 3711. O resultado é sigiloso e também deve ser feito através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), como postos de saúde, centros e módulos. O teste de aids e o tratamento são gratuitos em toda a rede Sistema Único de Saúde (SUS).

Cantora homenageia ícones das vozes femininas do Brasil

O show "Divas" da cantora Ilcéi Miriam é compostos de histórias e canções de artistas como Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Dona Yvonne Lara e Elis Regina. Em suas apresentações, contextualiza as canções e resgata importantes aspectos da cultura popular com o objetivo de preservar nossa memória cultural.

Ilcéi é professora de História, cantora e cavaquinista. Dirigida por Marcos Ferreira, ela é acompanhada pelo grupo Bambas da MPB, formado por dois violonistas e dois percussionistas. Neste show, Ilcéi valoriza a figura feminina na MPB, abordando os seguintes aspectos:

  • A vida de cada intérprete em seu respectivo contexto histórico;
  • O preconceito contra as mulheres na música e demais profissões;
  • A ascensão da mulher na música;
  • As vozes femininas na MPB, evidenciando o samba;
  • A vendagem de discos com as vozes femininas;
  • A dupla jornada de trabalho;
  • A "quebra " de preconceitos.

O Show Cultural "Divas da MPB – Histórias e Canções", tem uma hora e meia de duração (para apresentação em teatros ou espaços afins ou 02 blocos com duração de 50 minutos cada, na adaptação do mesmo trabalho para lanchonetes ou bares) com diversas histórias de Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Dona Yvonne Lara e Elis Regina, além das 25  músicas ou mais, dependendo do tempo pré-determinado. 

O referido trabalho leva informação, cultura e entretenimento, exaltando a cultura brasileira sob a ótica da mulher, através de um texto vibrante e de um repertório que contagia a todos. 

Voz destaca diversidade de vertentes da MPB  

Um dos instrumentos de cordas mais usados no samba, o cavaquinho, sempre foi tocado nos grupos exclusivamente pela ala masculina dos sambistas. Além disso, é raro encontrar num mesmo artista as aptidões de cantar e tocar. O amor à música popular brasileira e a vontade de tocar cavaquinho, levaram a professora de História Ilcéi Mirian a mais três habilidades em sua vida: tocar cavaquinho, cantar e compor.

Em 1987, seu então professor de violão, "Dino", sugeriu-lhe participar ativamente deste universo musical. A partir daí, o cavaquinho, o canto e as composições têm sido os melhores parceiros. Ela aproveitou sua formação em História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e realiza shows temáticos com música ao vivo.

"Não me leve a mal, hoje é Carnaval ...": Um resgate cultural e musical dos carnavais, marchinhas, sambas e samba-enredo, podem levar a uma viagem através do tempo para ouvir, cantar e dançar;

"Cantando a História do Brasil": Ilcéi apresenta de forma original a História do Brasil, tocando cavaquinho e cantando um repertório com 18 músicas. Um resgate das nossas origens e uma retrospectiva com textos que mostram da chegada dos portugueses ao Brasil até os dias de hoje;

"Da Senzala à Casa – Grande: A Miscigenação na MPB" Retrata compositores ou intérpretes negros ou não, com trabalhos voltados à comunidade afro;

"Recordar é viver e faz bem": Neste trabalho, Ilcéi Mirian relembra inúmeros acontecimentos políticos, sociais e econômicos ocorridos na vida do povo brasileiro. O iêiêiê, o baião, as marchinhas, os boleros e os sambas complementam o espetáculo;

"Um Poeta chamado Vinicius": Retrata a História do poeta, compositor, diplomata e cantor que soube como poucos falar de amor em suas poesias e canções. Foi um dos responsáveis pelo sucesso internacional da nossa música;

"Cartola: Saudade do Poeta de Mangueira": Um show cultural com 25 músicas, onde Ilcéi Mirian toca cavaquinho, conta e canta diversas Histórias da vida deste grande poeta. Seus amigos, suas mulheres, suas profissões, locais onde trabalhou, Bar Zicartola, enfim, sua trajetória de vida;

"Paulinho da Viola: O Mestre – Sala do Samba": Neste trabalho são apresentadas as Histórias e Canções de Paulinho da Viola, mostrando o seu amor pela música popular brasileira com destaque para o samba, seus parceiros, suas influências, além da sua grande paixão que é a Portela;

"Elis Regina: A Doce Pimenta": Trata-se de um show com 25 músicas que resgatam a vida e a obra de uma das mais inesquecíveis intérpretes da MPB. Neste show, Ilcéi Mirian retrata sua trajetória passando por diversos momentos de sua vida pessoal e profissional, ao som de seus grandes sucessos;

"Zeca Pagodinho: O Samba em Pessoa": O samba, este gênero tipicamente brasileiro, tem como um de seus melhores representantes o referido cantor. Com um estilo único, interpreta como poucos o cotidiano do povo carioca. Escolhe com extrema sensibilidade o seu repertório, resgatando os valores da Velha Guarda do Samba ( em todos os seus discos observa-se a participação da Velha Guarda da Portela, sua escola de coração ) e apresenta "novos" compositores. Neste trabalho, Ilcéi Mirian faz um delicioso passeio pela vida e obra de Jessé Gomes da Silva Filho, ou simplesmente, Zeca Pagodinho;

"No Tempo dos Festivais": O show retrata o período dos grandes festivais de música brasileira. Período da Ditadura Militar em que a violência e a opressão tentaram dar o tom, mas não conseguiram calar o talento de nossos artistas. Surge uma nova geração de intérpretes, compositores, músicos e maestros. Relembrar este áureo período da música brasileira é emocionante, gratificante e enche de orgulho qualquer brasileiro.

Ilcéi também realiza shows acompanhada da banda "Brasil com S", composta por um baterista, dois violonistas, um baixista e dois percussionistas, além de adaptar o trabalho para as reais condições onde se destinar o evento. 

Ilcéi Mirian lançou o seu 1º CD, com 14 faixas, que é o "Samba de Batom". São composições de Ilcéi Mirian / Vagner Boneto, Mauro Diniz / Franco, Nyva (Grupo Partido Alto), Markinho´s SGT (Grupo Clave de Ases), Ido Luiz / Rinaldo, Armandinho Moreli, Prince / Boca, Belchior / Luiz Penna, Moreira, Valdir / Diva.

Ilcéi Mirian recebeu três prêmios em Campinas por seus trabalhos de Educação, Cultura e Música: Medalha "Carlos Gomes", Diploma de Mérito "Zumbi dos Palmares", ambos concedidos pela Câmara Municipal e a medalha "Força da Raça" (Grupo de Ação Social). Realiza diversos trabalhos de Espetáculos Culturais e Shows de música ao vivo nas Secretarias de Educação e/ou Cultura da Região Metropolitana de Campinas e também em outros Estados, além de diversos Clubes e Associações.

Volta ao índice de notícias