Movimentos sociais e serviços públicos preparam 6ª Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Bissexuais de Campinas

08/05/2006

Reunião sobre organização do evento foi realizada na manhã desta segunda-feira
no Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas

A realização da 6ª Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Bissexuais (LGTTB) de Campinas foi tema de uma reunião entre representantes da sociedade civil organizada e serviços públicos, na manhã desta segunda-feira (8 de maio de 2006) no Centro de Referência (CR) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids de Campinas, localizado à rua Regente Feijó, número 637, no Centro.

No encontro de trabalho foram debatidas questões como a de garantir a maior segurança possível aos participantes do evento que é composto de momentos como a passeata pelas ruas e avenidas centrais, além dos shows e atos que integram a Parada. Segundo os organizadores são esperadas até 25 mil pessoas para o evento deste ano. A Parada do Orgulho LGTB de 2005, segundo os organizadores, contou com cerca de 15 mil pessoas.

Participaram da reunião de hoje a coordenação e trabalhadores do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas, do CR de Gays, Lésbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais (GLTTB) da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social da Prefeitura, da Polícia Militar (PM), da Guarda Municipal (GM), da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Secretaria Municipal de Cultura.

Também participaram do encontro representes de organizações da sociedade civil, como a Ação Artística para Desenvolvimento Comunitário (Acadec), organização não-governamental (ong) sem fins lucrativos que desenvolve atividades de prevenção às dst/hiv/aids, Grupo Identidade e Grupo E-Jovem, ambas organizações que atuam na defesa e promoção de direitos sociais, políticos e econômicos, especialmente da população lgtb.

Os serviços públicos participam da organização da Parada do Orgulho LGTTB de Campinas sob convite do Fórum Municipal de LGTTB de Campinas, que é responsável pela organização do evento. Durante a Parada do Orgulho LGTTB equipes ligadas ao Programa Municipal de DST/Aids realizam atividades de prevenção às dst, ao hiv e à aids, além de informar sobre tratamento à aids/hiv/dst.

Centro de Referência DST/Aids

O Centro de Referência de DST/Aids de Campinas funciona das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira, sempre nos dias úteis e realiza o teste de hiv e sífilis e também o tratamento para as pessoas que vivem com hiv/aids. O telefone para mais informações sobre o teste podem ser obtidas pessoalmente no local ou pelo telefone (19) 3236 – 3711. Para saber mais sobre o tratamento, as informações podem ser obtidas no local ou pelo telefone (19) 3234 – 5000.

Todo o atendimento no Centro de Referência DST/Aids é gratuito. O teste de hiv e sífilis, além do tratamento, devem ser oferecidos através da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso o resultado do teste para hiv e sífilis seja positivo, o tratamento pode ser iniciado imediatamente. Além de gratuito, o resultado do teste é sigiloso.

Mais informações à Imprensa: (19) 3234 – 5000, ramal 220, com Eli Fernandes