Prefeitura inicia distribuição do primeiro lote de 166 mil Cartões SUS

09/05/2006

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta terça-feira, dia 9 de maio, a distribuição do primeiro lote com 166 mil Cartões SUS - o Cartão Nacional da Saúde. A entrega simbólica dos três primeiros cartões foi realizada em evento no Centro de Saúde Dr. Pedro Aquino (Balão do Laranja), que contou com a presença do prefeito Hélio de Oliveira Santos; do secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva; do diretor do Departamento de Saúde, Pedro Humberto Scavariello; membros do Conselho Municipal de Saúde, agentes comunitários e vereadores.

Os primeiros cartões foram entregues à usuária Edilene Beatriz dos Santos, ao presidente do Conselho Local de Saúde, Joaquim Alves Cordeiro e à médica do C.S. Dr. Pedro Aquino, Hiroko Koyama Silva. A partir de agora, os cartões serão entregues nas residências dos usuários cadastrados pelos agentes comunitários de saúde. No evento, Dr. Hélio entregou o cartão à usuária Edilele, que está grávida e vem utilizando o SUS durante sua gestação.

Além do nome e número do usuário no Sistema Único de Saúde, o Cartão SUS traz na tarja magnética informações como data de nascimento, CIC, RG e endereço. Em Campinas, o cartão será usado inicialmente para a aquisição de medicamentos de alto custo, consulta com especialistas, cirurgias e internação. O cartão já é exigido para a realização de vários procedimentos hospitalares.

Durante o evento, o prefeito Hélio de Oliveira Santos parabenizou os agentes de saúde, que têm papel estratégico e representam a maior conquista do Cartão SUS. "O cartão representa melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, evita duplicidade no atendimento médio e diminui o tempo de espera. Estas vantagens promovem a eqüidade e a igualdade", garantiu.

De acordo com o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, o cartão é um avanço em termos de cidadania e vai ajudar no conhecimento e no desenvolvimento dos processos de saúde. "Estamos em processo para informatizar todas as unidades de saúde até o final do ano e futuramente, o cartão trará todo o histórico clínico do usuário, o que facilitará e agilizará o atendimento", disse.

Outra vantagem é que o cartão possibilitará a vinculação dos procedimentos realizados pelo SUS ao usuário, ao profissional de saúde que o realizou e também à unidade de saúde (hospital ou centro de saúde) onde foi praticado. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é facilitar o atendimento da clientela do SUS, possibilitando uma identificação mais rápida do paciente.

Processo de Cadastramento

O processo de cadastramento dos usuários no cartão SUS em Campinas começou em 2002 e hoje soma 312 mil pessoas. Um segundo lote, com mais 160 mil cartões, será enviada pelo Ministério da Saúde, porém, ainda sem data marcada. Quem ainda não se cadastrou, deve procurar o Centro de Saúde mais próximo de sua moradia e solicitar o cadastramento ou aguardar a visita dos agentes comunitários de saúde.

De acordo com o dentista sanitarista Luiz Eduardo Bierwagen, da Coordenadoria de Informação e Informática da Secretaria de Saúde, foram enviados entre 10 mil e 15 mil cadastros por mês para o Ministério da Saúde. Segundo ele, o objetivo é cadastrar 100% dos usuários do SUS em Campinas, que hoje gira em torno de 700 mil pessoas.

Com o cartão SUS, o Ministério da Saúde pretende construir uma base de dados de histórico clínico, a imediata identificação do usuário, com agilização no atendimento; a integração dos sistemas de informação; o acompanhamento de fluxos assistenciais; a revisão dos critérios de financiamento e racionalização de custos e o acompanhamento e controle, a avaliação e a auditoria do sistema e dos serviços de saúde.

Volta ao índice de notícias