Acordo entre Mário Gatti e Banco de Olhos de Sorocaba triplica doações

10/05/2006

A assinatura de um acordo de cooperação entre o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG) e o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) triplicou o número de córneas doadas pelo hospital. De acordo com os dados da Equipe Intra-Hospitalar de Captação e Doação de Órgãos do hospital somente no mês de abril foram feitas 30 doações, contra apenas 3 no mesmo mês em 2005.

O índice atual também está acima do mínimo recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 10% sobre o número de óbitos registrados no hospital, que em abril foi 93. Em março, primeiro mês da vigência do acordo, foram realizadas 21 doações de córneas, contra apenas 1 registrada no mesmo mês, em 2005.

“Estamos muito orgulhosos, pois este aumento na captação e doação de córneas tem uma repercussão social de extrema importância”, diz o diretor presidente do HMMG, Rober Tufi Hetem. A importância da parceria ganha destaque maior se comparados com os dados do ano passado, quando foram realizadas apenas 23 doações, sendo que o maior índice, 7, ocorreu em junho.

O acordo de cooperação, firmado em fevereiro por intermédio da DIR XII e da Secretaria Municipal de Saúde, foi feito com o objetivo de otimizar o serviço de captação e doação de córneas, diminuir o tempo na fila de espera e aumentar a oferta de córneas para o transplante.

Ao Banco de Olhos cabe o serviço de orientação para doação e captação de córneas junto aos pacientes e familiares. Além disso, um dos objetivos é desenvolver uma cultura interna de doações de córneas, através da divulgação do tema.

A equipe do BOS, formada por 4 técnicos de saúde e que atua 24 horas no hospital,  ao ser informada da ocorrência de óbitos pelas assistentes sociais, apresenta à família a possibilidade de fazer a doação de córneas da pessoa que foi a óbito, informando sobre os benefícios para com o próximo.

Desde o começo de março até a semana passada, a equipe do BOS fez abordagens em várias famílias e conseguiu 58% de doações. As córneas foram captadas, transportadas a Sorocaba para serem avaliadas e processadas, e, posteriormente, serem distribuídas na região de Campinas. Após a doação, pelos próximos seis meses a equipe do BOS enviará mensagens de condolências às famílias dos doadores, e realizara cultos ecumênicos com a participação dos familiares.

Em março de 2006, o hospital registrou 64 óbitos, deste total 30% foram doadores de córneas, um número suficiente para atender 7% das pessoas na fila de espera. De acordo com dados da Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos (CNCDO), de Ribeirão Preto, a região de Campinas tem 570 pessoas na fila aguardando por um transplante de córneas. O tempo de espera é de até 3 anos e meio.

O número de córneas captadas ainda é baixo, considerando-se o potencial de doadores. “Esperamos resultados melhores nos próximos meses e temos certeza de que Campinas reduzirá rapidamente a fila dos transplantes, que hoje já começou a caminhar. A cidade tem potencial excelente, oftalmologistas qualificados e deve estimular os transplantes, para que muitas pessoas, hoje sem condições de enxergar, possam ser beneficiadas e viver com mais qualidade”, realça o presidente do BOS, Sérgio Gabriel.

Dados SETEC revelam que Campinas registra uma média de mensal de 440 óbitos, sendo que no HMMG esta média é de 90. O Ministério da Saúde estima que no mínimo 10% destes sejam doadores de córneas. “Graças a esta parceria, quase triplicamos esta meta”, diz a assistente social Vera Lucia Vicente Reche, coordenadora da Equipe Intra-hospitalar de Captação e Doação de Órgãos. Esta equipe foi criada em 2002 e é formada por representantes da área médica, de enfermagem e do serviço social.

BOS

O Banco de Olhos de Sorocaba é o maior captador de córneas das Américas e se tornou referência. Entidade filantrópica, com 26 anos de existência, construiu e mantém os hospitais de Oftalmologia e Otorrinolaringologia em Sorocaba, ambos classificados em nível II pela Organização Nacional de Acreditação – ONA. Administra ainda os hospitais de Salto, Itapetininga e São Roque.