Campinas já vacinou mais de 72% dos idosos contra a gripe

11/05/2006

Nova parcial apresentada nesta quinta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde, mostra que Campinas já ultrapassou a meta de vacinar 70% da população com mais de 60 anos contra a gripe. De acordo com o levantamento feito pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) já foram vacinados 73.320 pessoas, ou seja, 72,5% dos 101.152 habitantes com mais de 60 anos. Esta sexta-feira, 12, é o último dia da campanha nacional de vacinação contra a gripe em idosos.

“Os números estão dentro da nossa expectativa e estimamos repetir o índice de vacinação de 75% alcançado no ano passado”, diz o Secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva. Também foram aplicadas 6.700 doses contra difteria e tétano (dupla adulto) e 901 doses contra pneumonia (anti-pneumocócica). A parcial apresentada nesta quinta-feira foi feita com os números colhidos até o final de quarta-feira. Os dados finais, com as doses aplicadas nesta quinta e sexta-feira, serão apresentados no começo da próxima semana.

Em 2005 foram vacinadas 70,8 mil pessoas. Na época, a população com mais de 60 anos era de 99,8 mil pessoas. Para este ano, a meta pactuada com a Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde era vacinar 70% da população com mais de 60 anos, ou seja, cerca de 70,8 mil pessoas. A campanha nacional foi iniciada no dia 24 de abril e prorrogada em uma semana.

A enfermeira sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde, Brigina Kemp, diz que é importante os idosos procurarem os centros de saúde nesta sexta-feira para serem imunizados contra o vírus influenza, causador da gripe.  “Está provado que nas pessoas com mais de 60 anos a vacina contribui para a diminuição considerável das internações hospitalares por problemas respiratórios”, diz

Segundo ela, os efeitos colaterais, quando ocorrem, são mínimos se comparados com os malefícios que a gripe traz. “As pessoas com mais de 60 anos são mais vulneráveis à gripe e podem sofrer complicações como a pneumonia ou a desestabilização de um quadro de doença cardíaca ou renal”, diz. A campanha segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para solicitar a vacina domiciliar, no caso de pacientes acamados, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. É necessário apresentar a carteira de vacinas. Aqueles que ainda não possuem o documento receberão uma caderneta.

Câncer de boca

Sexta-feira também é o último dia da campanha de prevenção do câncer bucal. Pacientes com alterações na mucosa – língua, lábio e bochecha – serão triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e realizar o tratamento específico. Aqueles que tiverem lesões mais complexas vão ser encaminhados para clínicas de referência em diagnóstico bucal. O exame e eventuais tratamentos são de graça.

As equipes também orientam as pessoas para prevenir este tipo de câncer, com informações sobre o auto-exame e os cuidados que devem ser tomados com a higiene bucal.