Prefeitura inicia utilização do Cartão Cramp para atendimento de urgência

15/05/2006

A Prefeitura de Campinas, por intermédio do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), iniciou a utilização do Cartão Cramp - Circulação, Respiração, Abdôme, Motor e Palavra -, uma criação inédita que oferece ao médico do hospital conhecer a situação do paciente no momento do atendimento e os procedimentos e infusões realizadas para que as iatrogenias (ações médicas que podem causar morte do paciente por falta de informação) não aconteçam.

O cartão, que acompanha o paciente até a entrada no hospital, é preenchido pelo médico do Samu no momento do atendimento inicial de urgência e traz informações sobre a circulação sangüínea (pulsação e enchimento capilar), respiração (normal, anormal e ausente ou crônica), condições do abdômen (livre, com trauma ou dor, aberto ou rígido), comprometimento motor (se a pessoa consegue obedecer à orientações dadas, se responde à dor, se não dá respostas) e condições do paciente se expressar por meio de palavras (normal, confuso ou inconsciente, ausência de fala).

No cartão, as vítimas são avaliadas em cinco categorias, cada qual recebendo uma cor diferente (branco, preto, vermelho, amarelo e verde), além de uma pontuação que varia de zero a nove (mortos, críticos inviáveis, críticos viáveis, e dois níveis de estáveis). Há um espaço também para o médico apontar todos os procedimentos que foram realizados na operação de socorro a fim de facilitar o trabalho nos hospitais.

"O Cartão Cramp permite ao médico assinalar com rapidez as condições do paciente e seu destino facilitando, inclusive, o trabalho de informar a imprensa", diz o coordenador do Samu, José Roberto Hansen. De acordo com o coordenador, o cartão foi desenvolvido por técnicos do próprio Samu e é confeccionado em papel para que, na eventualidade de falta de canetas, possa ser perfurado com qualquer material pontiagudo. Hansen destaca que a ferramenta só será usada em casos de catástrofes ou de acidentes com múltiplas vítimas, ocasiões em que o médico que deu o atendimento inicial não pode acompanhar o paciente até o hospital.

O cartão foi utilizado pela primeira vez pelo Samu Campinas no último domingo, 14 de maio, quando 13 pessoas ficaram feridas na rebelião no Complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia.

O Samu, que atende pelo telefone 192, é o serviço médico móvel responsável pelo atendimento pré-hospitalar no local da ocorrência ao cidadão vítima de agravo súbito à saúde de origem clínica ou traumática. Para tal, dispõe de uma frota de ambulâncias equipadas (inclusive com UTI) e profissionais especializados, com o objetivo de possibilitar maiores chances de sobrevida, diminuição de seqüelas e o transporte seguro do paciente até o serviço de saúde mais adequado para continuidade do tratamento.

O Samu faz também a articulação entre as unidades básicas de saúde e os diversos níveis do sistema de emergência do município, para orientar o fluxo de pacientes, otimizando recursos e utilizando de forma racional os equipamentos existentes.