Campinas sedia seminário sobre nova metodologia de vigilância

17/05/2006

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, realiza na próxima terça-feira, dia 23, o “Seminário de Vigilância da Síndrome Febril Íctero-Hemorrágica Aguda (SFIHA)”. O evento é organizado pela Coordenação Estadual do Subsistema de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e dirigido aos  profissionais de saúde do setor público e privado que atuam na área de vigilância epidemiológica, especialmente, àqueles que  trabalham em Núcleos Hospitalares de Epidemiologia.

De acordo com a enfermeira sanitarista da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SMS, Brigina Kemp, o seminário tratará da implantação da nova metodologia  de vigilância  epidemiológica por síndromes (VES), que se baseia na detecção de um conjunto de manifestações clínicas comuns a várias doenças, visando captar um maior número de casos e assim adotar medidas de controle. “É uma complementação ao sistema já existente e que ajudará a elucidar de forma mais rápida novos casos de doenças”, explica.

Em Campinas, inicialmente foram convidados os hospitais que serão Unidades sentinelas desta forma de vigilância, como o Hospital de Clínicas da Unicamp, Hospital Celso Pierro da PUC-Campinas, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Serviço de Vigilância de Óbitos e as Vigilâncias em Saúde.

Os interessados em participar devem se inscrever na Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), na Secretaria Municipal de Saúde. As inscrições também podem ser feitas pelo fax (xx11) 3081-9161. O evento será realizado entre às 08h e 17 horas.

SEMINÁRIO DE VIGILÂNCIA DA SÍNDROME FEBRIL ÍCTERO-HEMORRÁGICA AGUDA (SFIHA)
Dia 23 de maio

PROGRAMA PRELIMINAR