Oficinas de aconselhamento para teste de HIV e sífilis são realizadas no Complexo Ouro Verde com Programa Municipal DST/Aids

19/05/2006

Ação está prevista no Plano de Ações e Metas da área programática
da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas

Uma série de oficinas de aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV e Aids serão realizadas nos dias 23, 25 e 30, das 13h às 17h30, no Ambulatório do Complexo Ouro Verde para profissionais do próprio Ouro Verde, do Centro de Saúde do Jardim Itatinga, do Ambulatório da Centrais de Abastecimento S/A (Ceasa) e para componentes de um projeto de prevenção do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas.

Um dos objetivos das equipes de saúde com a realização das oficinas é dar continuidade ao processo de implantação de ações de aconselhamento no Ouro Verde e que já estão ocorrendo. Em abril, por exemplo, o Programa Municipal de DST/Aids de Campinas trouxe a Companhia Paulista de Arte, de Jundiaí, que apresentou para profissionais do complexo Ouro Verde de saúde pública a peça "Família Silva" em que é abordada a importância de um bom acolhimento no momento de solicitação e entrega do exame de HIV e sífilis. A performance foi realizada com o intuito de informar e de despertar o interesse das equipes para esta atividade que será desenvolvida no Complexo.

As oficinas visam ampliar e melhorar a qualidade do atendimento à população. Ação definida no Plano de Ações e Metas (PAM), em conjunto com trabalhadores, gestores e sociedade civil. O desenvolvimento destas atividades na região do Ouro Verde possibilitará a ampliação da realização do teste de HIV e sífilis no município. As demais unidades de saúde e entidades também participarão em função de projetos que já são ou serão desenvolvidos nesta área programática.

Centro de Saúde do Jardim Itatinga

O Centro de Saúde do Jardim Itatinga realiza ações de prevenção às DST/HIV/aids como o projeto Grupo Permanente de Prevenção e Ações Intersetoriais em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (GPPai) que envolve a equipe da unidade de saúde, lideranças comunitárias do bairro e organizações da sociedade civil. O CS Itatinga é a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) a executar recursos do Plano de Ações e Metas em projeto prioritário do Programa Municipal DST/Aids de Campinas.

Ceasa

Um trabalho específico com a Ceasa é resultado da própria natureza do estabelecimento e do público envolvido. Trata-se de uma central de abastecimento e que, por isso, recebe centenas de pessoas diariamente, sendo parte destas,oriunda das mais diversas regiões do Estado, do Brasil e até mesmo de outros países.

A população fixa, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é de 5.000 trabalhadores e de até 20 mil em dias de mercado. Os trabalhadores estão assim distribuídos: carregadores, permissionários (donos de boxes), produtores rurais, pequenos produtores, caminhoneiros, funcionários da administração da Ceasa, reeducandos do Presídio Ataliba Nogueira, trabalhadores de empresas terceirizadas que prestam serviços para a Ceasa, entre outros.

Projeto Centro

Trata-se de uma ação junto ao público freqüentador da região central da cidade, nas imediações da Igreja do Carmo. São ações de prevenção desenvolvidas pelo Centro de Referência em DST/Aids (Programa de Redução de Danos [PRD] e Núcleo de Educação e Comunicação Social [Necs]) e a organização não-governamental (ONG) Grupo Identidade.

 

Mais informações à Imprensa: (19) 3234 – 5000 ramal 220, com Eli Fernandes comunicaids@yahoo.com.br – Asessoria de Imprensa do PM-DST/Aids-Cps.

Volta ao índice de notícias