Saúde inaugura primeiro Centro de Especialidades Odontológicas de Campinas

22/05/2006

A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura na próxima terça-feira, dia 23, às 10h, no Complexo Ouro Verde, o primeiro Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Campinas. Criado para dar suporte especializado ao atendimento iniciado pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), o CEO atenderá a população do Distrito de Saúde Sudoeste, estimada em 220 mil habitantes.

De acordo com Isamu Murakami, coordenador da área de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde e responsável pela implantação do Centro de Especialidades Odontológicas, a unidade prestará assistência nas áreas de endodontia (tratamento de canal); periodontia (tratamento de gengiva); diagnóstico bucal com ênfase no diagnóstico e detecção de câncer bucal; cirurgia oral menor (extração de dente de siso); atendimento a portadores de necessidades especiais, e prótese total (dentaduras).

O CEO Ouro Verde é equipado com quatro consultórios, seis dentistas e três auxiliares, num total de 120 horas semanais de carga horária. “Também faz parte do CEO a especialidade de prótese dentária, onde serão ofertadas 136 horas semanais de atendimentos especializados a usuários da região Sudoeste”, diz Murakami. A prefeitura de Campinas recebeu um incentivo do Ministério da Saúde para a implantação do CEO de R$ 40 mil e receberá outros R$ 6,6 mil por mês para custeio dos serviços.

A inauguração do primeiro CEO de Campinas contará com a presença do Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dr. Gilberto Pucca Jr., do Diretor de Departamento de Saúde, Pedro Humberto Scavariello, e profissionais da saúde.

Brasil Sorridente

O projeto CEO faz parte do programa federal “Brasil Sorridente”, que se propõe a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros. Em Campinas alguns dos projetos do Brasil Sorridente já são realizados, como a fluoretação das águas de abastecimento e a inserção de equipes de saúde bucal.

A implantação dos CEOs foi apontada e priorizada sob o ponto de vista técnico dentro da política de saúde bucal para o município. A meta da administração municipal é instalar mais quatro CEOs, um em cada Distrito de Saúde da cidade. O CEO Ouro Verde funcionará das 07h00 às 18h00 e atenderá os usuários encaminhados pelos serviços dos centros de saúde.