Campinas registra 75 casos de dengue

22/05/2006

Boletim divulgado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que subiu para 75 o número de casos de dengue confirmados em Campinas este ano. Deste total, 57 são autóctones - o que significa que a pessoa foi infectada no próprio município, 13 importados e 5 continuam em investigação. O boletim anterior, do dia 28 de abril, registrava 66 casos confirmados, sendo 48 autóctones.

De acordo com o novo levantamento, as regiões mais atingidas são a Norte, com 23 casos, seguida da região Sul, com 22; Sudoeste, com 18; Noroeste, com 7 e Leste, com 5 casos. Na região Norte, as transmissões ocorrem principalmente no Jardim Aurélia, Jardim São Marcos e Jardim Eulina. Já na região Sul os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, estão no São Domingos e São José. Na Região Sudoeste os bairros mais atingidos são o DIC I e Jardim Itatinga.

A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado suas ações contra a dengue e na busca de novos casos da doença. As equipes da Saúde fazem o levantamento e controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti, busca ativa de suspeitos com sintomas em uma área de até nove quarteirões a partir da residência do contaminado, e nebulização dos quarteirões dos casos positivos, em parceria com a Sucen (Superintendência de Controles de Endemia).

São considerados criadouros os objetos que acumulam água e que precisam estar sempre limpos, como pneus, pratos de vasos, garrafas, latas, calhas, ralos, potes de animais, caixas d’água e outras vasilhas. O prato de vaso de flores aparece como o principal criadouro.

A médica sanitarista da SMS, Naoko Silveira, alerta para a importância dos moradores permitirem a entrada das equipes que fazem a busca de criadouros e de pessoas que possam estar infectadas. Em 2005, foram registrados 115 casos de dengue.

Ação

Dentro das ações de rotina para minimizar os riscos e evitar um aumento dos casos de dengue, a Covisa realiza esta semana a Operação Catabagulho nos seguintes bairros:

Na segunda-feira, Região Leste, Bairro Taquaral, rua Professor Miguel de Carvalho, 148; terça-feira, Região Noroeste – Rua Jose Rosolen, 751, Jardim Londres; quarta-feira, Região Norte – Centro de Saúde Boa Vista; quinta-feira, Região Sudoeste – no C.S União de Bairros; e sexta-feira, Região Sul – C.S. São Vicente.