Centro de Referência de Reabilitação comemora três anos

24/05/2006

Com a exposição dos produtos desenvolvidos em suas oficinas, a apresentação do grupo de música e um show de dança em cadeira de rodas, o Centro de Referência de Reabilitação (CRR) “Jorge R. Kanawaty”, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comemora na próxima sexta-feira, dia 26, três anos de atividades em sua nova sede, na Rua Atílio Miatto, 210, no Distrito de Sousas. Inaugurado em 2003, o CRR atende cerca de 200 pacientes por dia e em 2005 entregou 120 próteses, 90 cadeiras de rodas e 40 sapatos especiais.

Com mil metros de área construída, o centro é referência para quem necessita de reabilitação em ortopedia, concessão de órteses e próteses e para portadores de seqüelas em conseqüência de derrame cerebral, tumor e lesão medular. Também presta serviço para crianças que tenham seqüelas motoras e ou sensitivas.

Antes de mudar para Sousas, o CRR funcionava no centro de Campinas. A mudança permitiu à instituição oferecer mais espaço para atendimento em grupo e para o desenvolvimento de atividades como música, artesanato e pintura.

De acordo com a coordenadora do CRR, Rosangela Pereira, o centro trabalha em parceria com as secretarias de Educação, Saúde e Cultura, Esportes e Turismo e todos os programas são compostos por uma equipe interdisciplinar formada por médico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social e enfermagem.

O CRR também desenvolve o Programa de Inclusão Profissional (PIP), baseado na lei de “cotas” nº 8.213/91, que cria reservas de 2 a 5% de vagas para pessoas portadoras de deficiência em empresas com mais de 100 funcionários. “Atualmente temos 50 pacientes e ex-pacientes cadastrados e 12 já incluídos no mercado de trabalho”, diz Rosangela.

De acordo com a coordenadora do programa de Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Luiza Brollo, está em estudo a criação de uma cooperativa que captará recursos com a venda de produtos fabricados pelos usuários do centro. Também está em andamento uma campanha para aumentar a participação de voluntários nas oficinas, na brinquedoteca e biblioteca.

“Queremos ampliar a nossa capacidade de atendimento e por isso estamos convidando a população a ser voluntária nas oficinas e grupos de trabalho”, diz. Segundo ela, o centro está com necessidade urgente de um voluntário contador de histórias, por exemplo.

A comemoração do terceiro aniversário começa às 9h e vai até às 13h. O acesso ao CRR pelo transporte coletivo é feito pela linha 3.91, que sai do terminal da Av. Dr. Moraes Sales e que passa em frente à unidade.