Saúde capacita profissionais em hipertensão e diabetes

26/05/2006

A coordenação do programa de Saúde Adulto, da Secretaria Municipal de Campinas (SMS), realiza na primeira semana de junho, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, o primeiro curso de “Atualização em Hipertensão e Diabetes” para cerca de 400 profissionais da rede básica de saúde.

De acordo com o médico Rogério de Oliveira Araújo, coordenador do programa de Saúde Adulto, o objetivo é atualizar e criar um consenso no tratamento prescrito pelos profissionais da rede básica para os portadores das respectivas patologias. “A capacitação será feita por profissionais da própria rede básica de saúde”, diz Araújo.

Para que os profissionais possam participar da capacitação, os cursos foram divididos em dois módulos de quatro dias cada, com oito turmas participantes. A primeira fase, de atualização em hipertensão arterial vai do dia 1 ao dia 6 de junho. Nesta etapa, será analisada a situação epidemiológica da hipertensão e diabetes em Campinas, atualização em hipertensão, diagnóstico, avaliação de risco, tratamento e atuação da equipe de enfermagem. A coordenação do curso ficará a cargo do cardiologista Sílvio Luis de Oliveira.

A segunda fase, de atualização em diabetes, vai do dia 19 ao dia 23 de junho. A endocrinologista Marie Claire Bordone Siqueira falará sobre diagnóstico, avaliação de risco e tratamento. Também serão pactuadas as ações a serem desenvolvidas nos serviços a partir da implantação dos protocolos, organização da atenção ao pacientes hipertensos e diabéticos e estratégias de desenvolvimento sob o aspecto multidisciplinar, principalmente na área de enfermagem.

Cada Distrito de Saúde tem uma quantidade limitada de vagas e as inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de maio. O público alvo são médicos clínicos, generalistas, enfermeiros apoiadores e coordenadores da rede básica.

Volta ao índice de notícias