Saúde recomenda vacina contra o sarampo para quem viajar à Alemanha

29/05/2006

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), recomenda a quem for a Europa, principalmente à Alemanha e Espanha, para que tome a vacina tríplice viral (SCR) contra o sarampo. Os dois países são considerados áreas de risco, pois apresentam surtos epidêmicos da doença.

O alerta foi dado esta semana pela Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria Estadual de Saúde, que recomenda aos viajantes tomarem a vacina até quinze dias antes do embarque. A SCR protege também contra a rubéola e a caxumba.

“Devido ao grande número de pessoas que vão a Alemanha assistir aos jogos da Copa, é importante ao viajante tomar a vacina para proteger a si e sua família e evitar a propagação do vírus no Brasil”, alerta a enfermeira sanitarista da Covisa, Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campinas.

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa e de distribuição mundial. Os principais sintomas são: febre alta, manchas pelo corpo, mal-estar geral, coriza, conjuntivite e tosse com expectoração. A doença pode evoluir para complicações como a broncopneumonia e outras que muitas vezes podem ser fatais, principalmente em crianças desnutridas.

Não há registro de casos autóctones de sarampo no Brasil desde o ano 2000. Em Campinas, o último caso registrado foi em 1999. No entanto, nos últimos cinco anos houve dez notificações da doença, quatro delas em pessoas residentes no estado de São Paulo e seis em pessoas que estiveram em trânsito no estado. O sarampo continua sendo uma doença comum em várias partes do mundo.

Em março de 2006, o primeiro surto de sarampo ocorreu na Venezuela após quatro anos de controle da doença. No continente europeu ocorreram casos, mais recentemente, na Alemanha e na Espanha.

Em Campinas, a vacina está à disposição para os viajantes nos Centros de Saúde Taquaral, Faria Lima, Viracopos e no Centro de Referência Imunobiológico de Especialidades da Unicamp.

Tríplice

A vacina tríplice viral SCR- contra sarampo, caxumba e rubéola - é a prevenção mais eficaz contra o sarampo, mas não é recomendada para gestantes. No calendário estadual de vacinação de rotina a primeira dose deve ser administrada a toda criança de um ano de idade e uma segunda dose de cinco a seis anos de idade.

A vacina SCR também é recomendada às pessoas que viajam ao exterior, profissionais que atuam no setor de turismo, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes, e outros que mantenham contato com viajantes internacionais, além dos profissionais da saúde.

Volta ao índice de notícias