Atualização no aconselhamento para testes de HIV e DST tem oficina nesta terça-feira, no Complexo Ouro Verde

30/05/2006

Ação está prevista no Plano de Ações e Metas do Programa de DST/Aids
da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas

O Complexo Ouro Verde de Saúde, localizado à região Sudoeste de Campinas, tem hoje a última etapa de uma série de oficinas de aconselhamento em doenças sexualmente transmissíveis (dst), hiv e aids, que estão sendo realizadas desde o último dia 23 de maio de 2006.

As atividades são realizadas das 13h às 17h30, no Ambulatório do Complexo Ouro Verde e é voltado a profissionais do próprio Ouro Verde, do Centro de Saúde do Jardim Itatinga, do Ambulatório da Centrais de Abastecimento S/A (Ceasa) e para componentes de um projeto de prevenção do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas.

Um dos objetivos é dar continuidade ao processo de implantação de ações de aconselhamento no Ouro Verde e que já estão ocorrendo desde abril, por exemplo, quando o Programa Municipal de DST/Aids de Campinas trouxe a Companhia Paulista de Arte, de Jundiaí, para apresentou aos profissionais do Complexo Ouro Verde a peça "Família Silva".

Na performance é abordada a importância de um bom acolhimento no momento de solicitação e entrega do exame de HIV e sífilis. A peça foi apresentada para informar e despertar o interesse das equipes para esta atividade que é desenvolvida no Complexo Ouro Verde.

Com a realização das oficinas, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas objetiva ampliar este atendimento à população. Trata-se de ação definida no Plano de Ações e Metas (PAM), em conjunto com trabalhadores, gestores e sociedade civil organizada.

O desenvolvimento destas atividades na região do Ouro Verde deve possibilitar a ampliação da realização do teste de HIV e sífilis no município. As demais unidades de saúde e entidades também participarão em função de projetos que já são ou serão desenvolvidos nesta área programática.

Os testes de HIV e sífilis podem ser realizados gratuitamente e de forma sigilosa através dos Centros de Saúde de Campinas, ou através do Centro de Referência em DST/Aids. Mais informações sobre o teste podem ser obtidas pelo telefone (19) 3236 - 3711 ou pessoalmente à rua Regente Feijó, número 637, no Centro de Campinas, das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Centro de Saúde do Jardim Itatinga

O Centro de Saúde do Jardim Itatinga realiza ações de prevenção às DST/HIV/aids como o projeto Grupo Permanente de Prevenção e Ações Intersetoriais em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (GPPai) que envolve a equipe da unidade de saúde, lideranças comunitárias do bairro e organizações da sociedade civil. O CS Itatinga é a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) a executar recursos do Plano de Ações e Metas em projeto prioritário do Programa Municipal DST/Aids de Campinas.

Ceasa

Um trabalho específico com a Ceasa é resultado da própria natureza do estabelecimento e do público envolvido. Trata-se de uma central de abastecimento e que, por isso, recebe centenas de pessoas diariamente, sendo parte destas,oriunda das mais diversas regiões do Estado, do Brasil e até mesmo de outros países.

A população fixa, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é de 5.000 trabalhadores e de até 20 mil em dias de mercado. Os trabalhadores estão assim distribuídos: carregadores, permissionários (donos de boxes), produtores rurais, pequenos produtores, caminhoneiros, funcionários da administração da Ceasa, reeducandos do Presídio Ataliba Nogueira, trabalhadores de empresas terceirizadas que prestam serviços para a Ceasa, entre outros.

Projeto Centro

Trata-se de uma ação junto ao público freqüentador da região central da cidade, nas imediações da Igreja do Carmo. São ações de prevenção desenvolvidas pelo Centro de Referência em DST/Aids (Programa de Redução de Danos [PRD] e Núcleo de Educação e Comunicação Social [Necs]) e a organização não-governamental (ONG) Grupo Identidade.

Mais informações à Imprensa: (19) 3234 – 5000 ramal 220, com Eli Fernandes comunicaids@yahoo.com.br – Asessoria de Imprensa do PM-DST/Aids-Cps.