Saúde desenvolve atividades no Dia Mundial Sem Tabaco

30/05/2006

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre os males causados pelo consumo dos derivados do tabaco - cigarro, charuto, cachimbo, rapé, fumo mascado etc., a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), promove, nesta quarta-feira, 31 de maio, dia Mundial Sem Tabaco, uma série de atividades em vários Centros de Saúde e no Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CAPS AD).

O tabagismo é considerado uma doença – causada pela dependência à nicotina - responsável por cerca de 50 diferentes enfermidades. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a principal causa de morte evitável em todo mundo. “A nicotina causa a dependência química do tabagista e uma vez começado a fumar, é difícil parar”, diz o médico Mário Becker, da equipe do programa de tabagismo da SMS. Segundo ele, a dependência química provocada pela nicotina só perde para a morfina.

De acordo com o Ministério da Saúde, as comemorações pelo Dia Mundial Sem Tabaco têm como objetivo chamar a atenção da população para o fato de que os produtos derivados do tabaco, independentemente de suas formas e disfarces, são igualmente danosos à saúde.

O texto da campanha do Ministério da Saúde alerta para o fato de apesar dos estudos científicos demonstrarem a relação entre o consumo dos produtos derivados do tabaco com o desenvolvimento de doenças graves e fatais, a indústria do tabaco continua lançando novos produtos no mercado sob diferentes formas (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de palha, de cravo, de Bali, mascado, etc) e sabores (light, ultra light, suaves, baixos teores, menta, chocolate, etc). Isto com o apelo de serem naturais, conterem um menor teor de substâncias tóxicas e serem menos danosos à saúde.

Por ano, 5 milhões de pessoas morrem no mundo em conseqüência do fumo, sendo 200 mil mortes no Brasil. No Estado de São Paulo, 69% das internações hospitalares são relacionadas, direta ou indiretamente, ao tabaco. De acordo com a OMS, 220 bilhões de dólares é o custo social provocado em todo o mundo pelas doenças derivadas do tabagismo.

Em Campinas, dados da Vigilância em Saúde mostram que mais de 50% das mortes ocorridas na cidade por câncer de pulmão, boca e esôfago em homens e por câncer de laringe em mulheres, entre 1995 e 1999, estavam relacionadas ao tabagismo.

O tabagismo é responsável, ainda, por faltas no trabalho, gastos com doenças, perda de produtividade, aposentadorias precoces e danos ao meio ambiente incluindo poluição e incêndios.

De acordo com Mário Becker, o programa de tabagismo da SMS está constituído de três linhas de combate ao cigarro – prevenção, tratamento e controle. Vários centros de saúde da cidade possuem profissionais capacitados pelo Programa Estadual de Tabagismo para atender os usuários. A equipe mínima de tratamento por unidade é formada por quatro profissionais universitários, incluindo um médico (de saúde mental ou não) e outro profissional de saúde mental. Os participantes dos grupos de tratamento recebem, além de orientação motivacional para deixar de fumar, medicamentos como a bupropiona, o tabaco (em adesivos ou gomas de mascar) e a nortiptilina.

“Nesta quarta-feira, realizaremos várias atividades para mostrar à população os riscos que o tabaco representa à saúde”, diz Becker. Segundo ele, o fumante que quiser lagar o cigarro deve procurar um centro de saúde, onde receberá o tratamento adequado, gratuitamente.

PROGRAMAÇÃO PARA O DIA MUNDIAL  SEM TABACO

31 DE MAIO

Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CAPS AD).

Atividade motora- alongamento e caminhada – Dia do Desafio.

Café da manhã: celebrando o ambiente livre do tabaco

Vivência

Exposição de profissionais: enfoque na prevenção e tratamento

Apresentação de filme que traz questões relacionadas à qualidade de vida

Almoço: celebrando o ambiente livre de tabaco

Atividade motora- alongamento e caminhada – Dia do Desafio

Vivência

Exposição de profissionais: enfoque na prevenção e tratamento

Lanche: celebrando o ambiente livre de tabaco

15h30 - Apresentação de filme que traz questões relacionadas à qualidade de vida

- No Centro de Saúde Costa e Silva:

Palestra na Escola Estadual de Ensino Médio Adalberto Prado e Silva para o 3º colegial

Exibição de vídeos durante a semana na sala de espera da recepção

- No CS Taquaral:

Reuniões com usuários, enfocando o tabagismo, às 8h, 10h e 14h

- No CS Jardim Aurélia:

Abordagem enfocando tabagismo no contato com os usuários.

- No CS Centro (Barão de Jaguará):

Distribuição de folhetos focando o tabagismo; questionário a ser preenchido pelos usuários que fornece o índice de dependência à nicotina

- Outras Unidades abordarão o tema entre seus usuários em sala de espera ou consultas e com alguma atividade comunitária.