Campinas vacinou mais de 35 mil contra a gripe na 1ª semana da Campanha Nacional do Idoso

02/05/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 35.423 pessoas com mais de 60 anos contra a gripe até sábado, 28 de abril, "Dia D" da Campanha Nacional de  Vacinação do Idoso, segundo dados parciais divulgados na manhã desta quarta-feira, dia 2 de maio, pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) do município.

A Campanha de Vacinação do Idoso, que este ano tem o slogan "Fique Ativo: Vacine-se contra a gripe", começou dia 3 de abril e termina na próxima sexta-feira, 4 de maio. Até lá, os idosos ainda não vacinados devem procurar o Centro de Saúde (CS) mais próximo de casa para tomar a dose contra a gripe. A dose é de graça. Quem tiver a caderneta de vacinas deve levá-la. Também serão aplicadas doses contra difteria e tétano (dupla adulto) em idosos com a carteira desatualizada e contra pneumonia, para pessoas com indicação. A Secretaria de Saúde ainda está disponibilizando exames para avaliar e orientar sobre a saúde bucal.

A meta da Secretaria de Saúde é vacinar pelo menos 70% da população campineira com mais de 60 anos durante toda campanha. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campinas tem uma população de 102.456 pessoas nesta faixa etária. Em 2006, a cobertura vacinal contra a gripe foi de 76,2% no município.

No sábado, Dia D da Campanha, Campinas promoveu uma série de ações para mobilizar a comunidade e chamar a atenção para a importância da vacinação contra a gripe. As atividades foram abertas pelo Prefeito, Dr. Hélio de Oliveira Santos, e pelo Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, na praça Durval Pátaro, em Barão Geraldo, região norte.

A equipe do Centro de Saúde de Barão Geraldo e a Sub-Prefeitura de Barão Geraldo organizaram uma série de ações de comunicação e educação em saúde,  entre as quais orientações sobre osteoporose, hipertensão arterial, diabetes, saúde bucal e dengue. Foram realizadas sessões de ginástica chinesa lian gong e de dança portuguesa. Os idosos que compareceram à praça também participaram de um café da manhã, com frutas, sucos, pães e manteiga.

O Prefeito Dr. Hélio participou das atividades e aproveitou a ocasião para anunciar a Política Municipal de Saúde do Idoso e iniciar a distribuição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

"Campinas possui uma expectativa de vida 4 pontos acima da média nacional e conta com uma população centenária de 124 pessoas - com idade acima de 100 anos. Considerando os direitos da pessoa idosa e na perspectiva de uma sociedade mais velha e com saúde, o Sistema Único de Saúde precisa se preparar com políticas voltadas também para esta população.

Neste sentido, Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, em conformidade com a Política Nacional de Saúde do Idoso e com o Pacto pela Saúde, acaba de instituir a Polícia Municipal de Saúde do Idoso", disse Dr. Hélio.

O Secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, informou que a Polícia Municipal de Saúde do Idoso consiste em um programa especial com vários benefícios que vão aumentar a qualidade de vida da população acima de 60 anos. Esta política acrescenta valiosos instrumentos para o atendimento a esse grupo de cidadãos, entre os quais:

- Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa: que vai registrar informações sobre doenças atuais, medicações em uso, ocorrência de quedas e internações, entre outras;

- SAID: Serviço de Atendimento e Internação Domiciliar, que atende em casa pacientes que precisam de cuidados especializados, mas não da internação hospitalar;

- Acolhimento e avaliação da população idosa em todas as unidades básicas de saúde;

- Enfermaria geriátrica, com leitos para internações de curta e média permanência;

- Ambulatório multidimensional, para avaliação nutricional, psicológica, médica-geriátrica, fonoaudiológica e social;

- Centro de Reabilitação, para a prática de fisioterapia e terapia ocupacional;

- Método de avaliação mais adequado, para identificar as condições clínicas ocultas e subdiagnosticadas em idosos;

- Centro de Referência à Saúde do Idoso: na Santa Casa de Misericórdia de Campinas, com atendimento especial.

Denize Assis