Vacinação contra a gripe será mantida em Campinas

04/05/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas informa que a vacinação contra gripe para idosos será mantida amanhã, nos 11 Centros de Saúde que normalmente abrem no sábado, e na segunda-feira, 7 de maio, de manhã, em todos os Centros de Saúde e Módulos de Saúde da Família.

Os Centros de Saúde (CS) que abrem no sábado são: CS São Quirino (das 7h às 17h); CS Florence (das 7h às 19h); CS Valença (das 7h às 17h); CS Jardim Aurélia (das 7h às 13h); CS Dic I (das 7h às 13h); CS Capivari (das 7h às 13h); CS Santa Lúcia (das 7h às 17h); CS União dos Bairros (das 7h às 13h); CS Vista Alegre (das 7h às 13h); CS São José (das 7h às 19h); e CS Vila Ipê (das 7h às 19h).

Portanto, os idosos que ainda não tomaram a dose, devem ir a um Centro de Saúde. A vacina não tem contra-indicação, não provoca gripe ou qualquer outra doença, deve ser tomada todos os anos e é gratuita. Quem tiver a carteira de vacinas deve levá-la porque também serão atualizadas as doses contra difteria e tétano, no caso de atraso, e aplicadas doses contra pneumonia, para pessoas com indicação.

Na segunda-feira, dia 7 de maio, ao meio-dia, a Secretaria de Saúde divulga o balanço total da Campanha de Vacinação do Idoso, que teve início dia 23 de abril e oficialmente terminaria hoje, dia 4 de maio.

Os dados parciais da Campanha indicam que 53.376 pessoas que têm 60 anos ou mais já foram vacinadas contra a gripe no município, o que representa 52,1% da população de Campinas nessa faixa etária. Na avaliação da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria de Saúde, as informações enviadas pelas unidades de saúde até quarta-feira, 2 de maio, já permitem afirmar que a meta de vacinar mais de 71 mil de idosos será alcançada.

No entanto, independente de ter atingido o objetivo de vacinar 70% da população maior de 60 anos, Campinas vai manter a vacinação enquanto houver vacinas disponíveis. O município recebeu 130 mil doses contra a gripe. A população de idosos de Campinas é composta por 102.456, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Denize Assis

Volta ao índice de notícias