Campinas vacinou 70,5 mil e vai prosseguir com a campanha de vacinação do idoso

07/05/2007

Campinas atingiu a marca de 70.510 pessoas vacinadas contra o vírus influenza, que causa a gripe, na décima edição da Campanha de Vacinação do Idoso no município – nona no País – e vai prosseguir com a vacinação em todos os Centros de Saúde e Módulos de Saúde da Família do município.

O objetivo é atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de imunizar 70% da população nessa faixa de idade, já que o número alcançado entre 23 de abril e 4 de maio representa 68,8% da população com mais de 60 anos na cidade, que é de 102,4 mil habitantes. Os dados divulgados na manhã desta segunda-feira, dia 7 de maio, são parciais. Ainda faltam algumas unidades para informar o número de pessoas vacinadas.

De acordo com a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas, a Secretaria Municipal de Saúde pretende ir além. “Com a prorrogação, pretendemos ultrapassar a meta do Ministério e atingir os 76% de cobertura vacinal alcançada na Campanha de Vacinação do Idoso em 2006”, afirma.

Além da dose contra a gripe, a campanha também disponibiliza a dupla adulto (contra difteria e tétano), para pessoas não imunizadas. A vacina contra pneumonia (anti-pneumocócica) está disponível para casos específicos. Os idosos que tiverem a carteira de vacinas devem levá-la.

Brigina orienta que as pessoas não vacinadas compareçam aos centros de saúde. “A vacina é segura, não causa gripe e deve ser tomada todo ano porque a composição da vacina varia a cada período, de acordo com os tipos de vírus da influenza que estão em circualção”, afirma.

A sanitarista lembrou estudos que demonstram o impacto da vacina na redução das internações e mortes pelas complicações de gripe entre idosos. “A pessoa vacinada corre menos risco de desenvolver quadros graves de gripe, que requerem internação hospitalar e podem evoluir para pneumonia e outras complicações que levam à morte”, diz.

Segundo Brigina, os maiores de 60 anos são mais vulneráveis a esses quadros graves e é por isso que o Ministério da Saúde realiza, desde 1999, campanhas anuais de vacinação dirigidas aos idosos. Em Campinas, a campanha foi instituída em 1998.

Denize Assis

Saiba mais:

Gripe e resfriado não são a mesma coisa

A gripe é uma doença muito contagiosa, causada pelo vírus influenza e transmitida de pessoa a pessoa pelo ar. Em geral, a gripe provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza, mal-estar, e pode evoluir para doenças mais graves, como pneumonia. Já o resfriado é causado por diferentes vírus. Seus sintomas são parecidos e podem ser confundidos com os da gripe. Porém, sintomas do resfriado são mais fracos e de curta duração. Normalmente, o resfriado provoca coriza, dor de garganta leve e, às vezes, febre.

A vacina raramente provoca reação

A vacina nunca provoca gripe. Quando alguém fica gripado dias após ter sido vacinado, é porque já estava contaminado pelo vírus da gripe e não houve tempo suficiente para a ação da vacina. Ainda assim, quando isso acontece, os sintomas da gripe são mais fracos. Algumas pessoas podem apresentar dor leve e pequena vermelhidão no local de aplicação. Em raras ocasiões, podem ocorrer febre baixa, mal-estar e dor no corpo, mas esses sintomas desaparecem entre 24 e 48 horas.

A vacina protege também contra outros problemas de saúde

As pessoas portadoras de doenças pulmonares, doenças do coração e dos vasos sanguíneos são ainda mais beneficiadas, pois a vacina diminui as complicações e o número de mortes provocadas por estas doenças.

Todos os homens e mulheres com 60 anos ou mais devem tomar a vacina

Principalmente aqueles que são cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, que têm insuficiência renal ou hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou com outro estado associado à baixa imunidade devem tomar a vacina contra a gripe.

A vacina faz efeito após duas semanas

A proteção oferecida pela vacina tem efeito após duas semanas da aplicação. Por isso, é importante que todas as pessoas com 60 anos ou mais recebam logo a sua dose. Todos devem procurar as equipes da vacinação, mesmo que já tenham tomado a vacina no ano anterior.

Quem não pode tomar a vacina

Pessoas que já tenham apresentado reação alérgica grave à dose anterior da vacina e a proteínas do ovo não devem receber a vacina. Também não devem tomá-la os portadores de doenças neurológicas em fase aguda comprovada: meningite, encefalite, surto de esclerose múltipla, derrame cerebral, traumatismo craniano e pós-operatório de tumores.

Fonte: Ministério da Saúde