Campinas vai disponibilizar 580 exames no mutirão de mamografias de 19 de maio

09/05/2007

Campinas promove no dia 19 de maio mais um mutirão de mamografias. O evento será realizado em todo estado pela Secretaria Estadual de Saúde e acontece com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é reduzir a espera por este exame que, no Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas, em janeiro, era de três semanas no máximo.

“A oferta por este exame na rotina na rede pública de saúde de Campinas é de 2,3 mil procedimentos ao mês, mas este número já está sendo ampliado. Nos casos urgentes, o exame é realizado em até 72 horas”, afirma o médico Fernando Brandão, coordenador municipal da área técnica da Saúde da Mulher.

Fernando informa que, como na última edição do mutirão, em novembro, no dia 19 serão atendidas as pacientes que tiverem o pedido do médico em mãos. Elas devem marcar previamente o exame em um dos oito serviços credenciados pelo evento para realizar o procedimento (veja abaixo).

“Caso o número de pedidos exceda a cota pactuada para o dia, o exame será agendado para um prazo máximo de até duas semanas”, afirma. O coordenador reforça que serão atendidas somente mulheres que estiveram com o pedido de mamografia em mãos.

Em 2006, a Secretaria de Saúde de Campinas realizou 25 mil exames de mamografia. Para 2007, a expectativa é realizar pelo menos 3,6 mil exames a mais. A mamografia é o exame que detecta precocemente lesões sugestivas de câncer. Os casos suspeitos são encaminhados para o ambulatório especializado de mastologia para uma investigação mais ampliada por meio de outros exames.

“Campinas conta com profissionais especializados e capacitados e com uma rede assistencial adequada para o diagnóstico e tratamento necessários à assistência integral da paciente com câncer de mama. Nos últimos dez anos, esta doença tem sido descoberta cada vez mais precoce no SUS municipal, o que tem resultado numa estabilização na taxa de mortalidade”, diz Fernando.

Para realizar a mamografia na rede pública de saúde de Campinas, a mulher precisa consultar seu médico ginecologista ou clínico no Centro de Saúde para se orientar sobre quando deve começar os seus controles mamográficos.

Em todo o mundo, anualmente, cerca de um milhão de mulheres descobre que está com câncer de mama, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, de acordo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se a ocorrência de 49 mil novos casos de câncer de mama em 2007. Em Campinas, são detectados em média 120 cânceres de mama por ano.

Denize Assis

Locais de atendimento do mutirão

Bianchessi/Passos

Rua Camargo Paes, 641, Guanabara