Vacinação do idoso ultrapassou a meta em Campinas

14/05/2007

Dados parciais da Campanha de Vacinação do Idoso apontam que a edição realizada em Campinas em 2007 foi um sucesso. A apuração realizada até a última quinta-feira (10) indica que 72,53% ou 74,3 mil idosos do município compareceram aos postos de vacinação. A população de Campinas na faixa etária acima de 60 anos é de 102.456, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Em relação à cobertura de 70% recomendada pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS), o resultado alcançado pelo município é muito bom”, afirma o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva.

Pelos dados, que ainda serão complementados nos próximos dias, apenas a região sul não teria atingido a meta – embora o índice tenha ficado muito próximo -, com 69,61% (20.078) dos idosos vacinados, mas a Secretaria de Saúde informa que pode ter havido problemas no envio das informações dos Centros de Saúde para a Vigilância em Saúde. Na região sudoeste, 97,7% (11.445) tomaram a dose contra a gripe; na norte foram imunizados 76,39 (13.993); na noroeste 74,84% (8.519); na leste 70,02 (20.273).

Este ano, a campanha teve início em 23 de abril e, embora já tenha sido encerrada, a Secretaria de Saúde informa que ainda há doses disponíveis na maioria dos centros de saúde e que, portanto, o cidadão com mais de 60 anos ainda não vacinado deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua casa para tomar a dose. É necessário levar a caderneta de vacinação porque, se necessário, a pessoa vai receber a dupla adulto, que protege contra difteria e tétano. A vacina contra a pneumonia também está disponível para casos em que há indicação.

“Está provado que nos mais velhos a vacina contribui para a diminuição considerável das internações hospitalares por problemas respiratórios”, diz a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas. Segundo ela, o vírus influenza, causador da gripe, motiva doenças em todos os grupos etários, entretanto a ocorrência da doença em pessoas com mais de 60 anos gera agravos mais sérios do que em faixas etárias menores, podendo levar até à morte.

De acordo com a sanitarista, outros países estão adotando a estratégia do Brasil de oferecer gratuitamente a vacina contra a gripe para maiores de 60 anos. “Essas campanhas são um dos maiores trunfos do Sistema Único de Saúde (SUS)”, avalia.

Investimento. O Ministério da Saúde enviou cerca de 130 mil de doses da vacina contra a gripe para Campinas. Também foram enviadas 5 mil doses de imunizante contra difteria e tétano, para serem aplicadas nos idosos com cartões de vacinas desatualizados. Além disso, ainda foram repassados 6 mil doses de imunizantes contra pneumococos, para idosos que têm indicação.

Este ano, o Ministério da Saúde investiu R$ 145,8 milhões na Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, sendo R$ 135,4 milhões na aquisição das vacinas, R$ 5,43 milhões na campanha publicitária e outros R$ 4,9 milhões no repasse de recursos para os estados e municípios pagarem despesas como combustível e alimentação de todo o pessoal envolvido.

Denize Assis