Programa DST/Aids incentiva prevenção com a campanha "Vista-Se Na Virada Cultural" e distribuição de 30 mil camisinhas

15/05/2007

Preservativos serão distribuídos em eventos realizados na cidade durante final de semana, a partir da noite de sábado;

O Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PM-DST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas realiza a distribuição de 30 mil camisinhas durante a Virada Cultural, que será realizada na cidade, a partir da noite de sábado, 19 de maio de 2007.

O Centro de Referência do PM-DST/Aids de Campinas participa com três equipes de profissionais de saúde que realizam a campanha "Vista-Se Na Virada Cultural". Além de camisinhas, também deve ser distribuído material informativo sobre o hiv, a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Esta ação é realiza com objetivo de divulgar a necessidade de uso do preservativo em todas as relações sexuais. Segundo o "Boletim Epidemiológico" de 2006 da Secretaria de Saúde, a principal forma de transmissão do hiv (vírus da aids) está nas relações sexuais sem proteção, ou seja, sem uso de camisinha.

A aids é uma síndrome que não tem cura, mas tem tratamento. Quanto mais cedo as pessoas souberem que tem o hiv melhor poderá ser o tratamento. As camisinhas, o teste de hiv e sífilis e o tratamento às pessoas que vivem com hiv/aids são oferecidos gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Vista-Se!

A marca "Vista-Se" é um "selo" que integra campanha nacional de incentivo ao uso do preservativo e assina todas as peças de promoção ao uso da camisinha produzidas pelo Ministério da Saúde e seus parceiros. Organizações não-governamentais, empresas da iniciativa privada e outras instituições governamentais podem aplicar a marca em seus materiais de prevenção.

Segundo o Ministério da Saúde, 45,8% dos brasileiros deixam de usar camisinha porque a última relação foi com o cônjuge, 11,5% - porque confiam no parceiro, 11,4% porque têm parceria fixa, 8,8% porque não gosta ou o parceiro(a) não gosta, 6,3% porque não tinha camisinha na hora da relação, 4,3% porque considera que "não precisa" e 3,6% porque "não quis".

Segundo o Programa DST/Aids de Campinas, a epidemia de aids, na cidade, avança principalmente entre homens e mulheres heterossexuais. O maior crescimento da epidemia está, segundo os dados epidemiológicos, entre mulheres que relataram relações sexuais com parceiros fixos.

Fique Sabendo

"Fique Sabendo" é uma campanha nacional de incentivo ao teste de hiv e de sífilis. Através do SUS, o teste de hiv é gratuito, anônimo e sigiloso, ou seja, só quem faz o teste fica sabendo o resultado. Em Campinas o teste deve ser feito em qualquer Centro de Saúde, mediante aconselhamento antes e depois do teste.

O teste de hiv e sífilis também pode ser realizado no Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 18h. O Centro de Referência fica à rua Regente Feijó, 637, no Centro. Para saber mais sobre o teste o telefone é o (19) 3236 – 3711.

....................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 8115 - 4856 / 3232 - 3283 ramal 24, com Eli Fernandes - Assessoria de Imprensa do
Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas - Rua Regente Feijó, 637, Centro - Telefone: (19) 3234 - 5000

FiqueSabendo Tudo Sobre o Teste de HIV e Sífilis - Coas/CTA: 3236 - 3711, das 8h às 18h, de 2ª a 6ª, exceto aos feriados.