Visa Noroeste capacita técnicos de drogarias para gerenciamento seguro de resíduos

17/05/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Noroeste, promove nesta quinta-feira, 17 de maio, capacitação em gerenciamento de resíduos de serviços de saúde para responsáveis técnicos de drogarias instaladas na região noroeste da cidade. O evento acontece a partir das 14h, na sala de reuniões do Distrito de Saúde Noroeste.

O objetivo, segundo a enfermeira sanitarista Eloísa Cristina dos Santos Costa, coordenadora da Visa Noroeste, é estimular os serviços a elaborarem e colocarem em prática planos de gerenciamento de resíduos, conforme regulamento da RDC nº306/04 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Queremos divulgar a portaria, orientar e estimular os responsáveis técnicos a colocá-la em prática. A partir daí, os serviços vão ter um prazo, que é o da renovação da licença de funcionamento, para apresentar o plano de gerenciamento de resíduos à Visa. O objetivo principal é preservar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente", diz Eloísa.

O regulamento estabelece as normas de manejo, segregação, acondicionamento, identificação, armazenamento, coleta e transporte dos resíduos. A segregação dos resíduos de serviços de saúde permite reduzir o volume de resíduos perigosos e a incidência de acidentes ocupacionais.

O não cumprimento da resolução é considerado uma infração sanitária e o infrator estará sujeito às penalidades previstas na Lei nº 6437/77, que variam de advertência até cancelamento da licença  de funcionamento do estabelecimento.

Os geradores de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são relacionados ao atendimento à saúde humana ou animal, inclusive os de assistência domiciliar e de trabalho de campo. Estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde, unidades móveis de atendimento à saúde, necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamamento, serviços de medicina legal, drogarias e farmácias, acupuntura e tatuagem também são considerados geradores de RSS.

A Visa Noroeste pretende capacitar, gradativamente, todos os serviços abrangidos pela portaria.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias