Festa marca 30 anos de fundação do CS Prefeito Antônio da Costa Santos

18/05/2007

O Centro de Saúde (CS) Prefeito Antônio da Costa Santos, no Jardim Conceição (região leste), promove nesta sexta-feira, 18 de maio, a partir das 18h, uma grande festa para marcar os 30 anos da unidade, que foi a primeira inaugurada em Campinas.

A programação do evento, organizado em parceria com o Conselho Local de Saúde (CLS), inclui apresentações de grupos de ginástica chinesa lian gong, números de música sacra e popular, coral e queima de fogos. Um bifê vai servir os convidados. A expectativa é reunir 200 pessoas.

A festa também terá um momento de homenagem ao fundador da unidade, o médico Sebastião de Moraes, secretário de saúde na ocasião da inauguração, em maio de 1977. Ex-funcionários, incluindo a primeira servidora, dona Ledi Conceição Soares Silva, também vão participar da comemoração.

A coordenadora do Centro de Saúde, a cirurgiã dentista Vera Alice Bolzani, diz que a comemoração é um momento especial para a equipe, para a comunidade, além de se constituir em um meio de reforçar o vínculo com os usuários. Segundo Vera, no processo de consolidação da unidade e do SUS/Campinas, a participação e a cobrança da sociedade e dos profissionais de saúde são fundamentais.

“São 30 anos de atividades. Neste período, o Centro de Saúde cresceu e se qualificou. Os desafios ainda são muitos. Mas com os profissionais e a população engajados, conscientes dos deveres e no pleno exercício da cidadania, sem dúvida teremos uma sociedade justa e o SUS que tanto queremos. Trabalho aqui há nove anos e me sinto parte desta história. Estou muito feliz”, afirma Vera.

O Centro de Saúde Prefeito Antônio da Costa Santos atende a cerca de 300 usuários diariamente – são 6 mil ao mês - e é referência para 30 mil pessoas dos bairros Jardim Conceição, Jardim Boa Esperança, Parque Brasília, Vila Lafayete Álvaro, Jardim Flamboyant, Jardim Guaraçaí, Chácara da Barra, Jardim Planalto, Jardim Líria, Núcleo Residêncial Flamboyant e Vila São João da Vitória.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e conta com Conselho Local de Saúde atuante que reúne-se na terceira segunda-feira de cada mês, às 19h, no próprio Centro de Saúde. As reuniões são abertas à comunidade. O CS Prefeito Antônio da Costa Santos na fica na rua dr. Silvino de Godoy, 40, no Jardim Conceição. Os telefones da unidade são 3207-0601 e 3206-0297.

Denize Assis