Unidades de saúde da região Noroeste de Campinas são premiadas por projetos de prevenção à aids

22/05/2007

Trabalhos foram matriciados e tiveram apoio
do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde

Nove unidades públicas de saúde de Campinas serão premiadas na manhã desta quarta-feira, 23 de maio de 2007, pela realização de projetos para prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (dst) e aids. São Centros de Saúde (Itajaí, Valença, Balão do Laranja, Ipaussurama, Perseu, Floresta, Florence e Integração) e um Centro de Apoio Psicossocial (Caps), localizado à área do Distrito Sanitário Noroeste.

A premiação é realizada pelo Programa Municipal de DST/Aids (PM-DST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas. O evento será realizado 8h30 às 11h30 em auditório sob a biblioteca do campus 2 da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), localizado à avenida John Boyd Dunlop.

Mulheres

Os prêmios são equipamentos de audiovisual para incrementar as ações de prevenção às dst e ao hiv/aids. Os projetos foram executados em 2006. Trata-se de um conjunto de ações desenvolvidas pelos Centros de Saúde para fortalecer a prevenção à aids entre mulheres.

Campinas notificou até o dia 30 de novembro de 2006, segundo o Programa Municipal de DST/Aids, 4.763 casos da síndrome no município, desde a década de 80, início da epidemia, quando havia grande predominância de casos no sexo masculino sobre os casos no sexo feminino.

Este quadro mudou e, se em 1987, para cada 11 homens com aids havia uma mulher (11/1), atualmente, a razão é de 1,5/1. "Isto mostra o quanto a epidemia aumenta mais rapidamente entre mulheres", diz a enfermeira sanitarista Maria Cristina Ilario, coordenadora do Programa DST/Aids de Campinas.

Fique Sabendo

"Fique Sabendo" é uma campanha nacional de incentivo ao teste de hiv e de sífilis. Através do SUS, o teste de hiv é gratuito, anônimo e sigiloso, ou seja, só quem faz o teste fica sabendo o resultado. Em Campinas o teste deve ser feito em qualquer Centro de Saúde, mediante aconselhamento antes e depois do teste.

O teste de hiv e sífilis também pode ser realizado no Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 18h. O Centro de Referência fica à rua Regente Feijó, 637, no Centro. Para saber mais sobre o teste o telefone é o (19) 3236 – 3711.

....................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 8115 - 4856 / 3232 - 3283 ramal 24, com Eli Fernandes - Assessoria de Imprensa do
Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas - Rua Regente Feijó, 637, Centro - Telefone: (19) 3234 - 5000

FiqueSabendo Tudo Sobre o Teste de HIV e Sífilis - Coas/CTA: 3236 - 3711, das 8h às 18h, de 2ª a 6ª, exceto aos feriados.