Vacinação do Idoso supera meta da OMS e bate recorde em Campinas

24/05/2007

Mais de 76,6% das pessoas maiores de 60 anos foram vacinadas
contra a gripe, pneumonia, difteria e tétano no final de abril e começo de maio

Campinas atingiu a marca recorde de 78,5 mil pessoas vacinadas contra a gripe na Campanha de Vacinação do Idoso de 2007, segundo dados da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) divulgados nesta quinta-feira, 24 de maio. Os números de imunizados representam 76,6% do total de pessoas acima de 60 anos na cidade que é de 102,4 mil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A cobertura vacinal alcançada superou os 70% recomendados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS) e é a melhor já obtida desde o primeiro ano da campanha na cidade, em 1998. Em 2006, a Secretaria Municipal de Saúde já havia conseguido superar os resultados de vacinação de todos os anos anteriores, imunizando o correspondente a 76,1% da população total com 60 anos ou mais.

Este ano, a campanha teve início em 23 de abril e, embora já tenha sido encerrada, a Secretaria de Saúde informa que em alguns centros de saúde ainda há doses disponíveis e que, portanto, o cidadão com mais de 60 anos ainda não vacinado pode e deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua casa para se vacinar. A recomendação é para que o cidadão telefone antes para a unidade para se certificar de que há vacina disponível.

Quem tiver a caderneta de vacinação deve levá-la porque, se necessário, a pessoa vai receber a dupla adulto, que protege contra difteria e tétano e, se houver indicação, será aplicada a vacina contra a pneumonia.

“O Brasil é um dos poucos países que têm oferecido gratuitamente a vacina contra a gripe para maiores de 60 anos. Países do mesmo nível socioeconômico que o nosso não conseguem implementar esse sistema”, afirma o secretário municipal de Saúde de Campinas José Francisco Kerr Saraiva. “Essas campanhas são um dos maiores trunfos do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Campinas, os resultados têm sido muito bons. O município tem superado a meta e aumentado a cobertura a cada ano”, avalia.

Estimativas do Ministério da Saúde demonstram que, somente nos primeiros seis anos das campanhas, houve uma redução de aproximadamente 51 mil internações decorrentes das complicações da gripe.

A vacina contra a gripe é produzida com base nas três cepas (subtipo de vírus) de maior circulação no Hemisfério Sul. Essa combinação torna a dose mais potente. Ela diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença. A gripe é uma doença que pode provocar complicações e até levar o paciente à morte. As epidemias de gripe mataram milhões de pessoas ao longo da história. Em 1915, a gripe espanhola acabou com a vida de mais de 20 milhões de pessoas.

Denize Assis