Farmácia Popular atendeu 80 pessoas nas primeiras horas no 2° dia de funcionamento

29/05/2007

O segundo dia de funcionamento da Farmácia Popular de Campinas teve um movimento considerado muito bom. Segundo a gerência da unidade, 80 pessoas foram atendidas até as 12h desta terça-feira, 29 de maio – o atendimento vai até 18h. A unidade, inaugurada ontem pelo Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, fica na rua Ferreira Penteado, 854, centro, e coloca à disposição dos usuários medicamentos a preço de custo, adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), exclusivamente para o programa.

Esta é primeira unidade do Programa Farmácia Popular do Brasil em Campinas. A meta da Prefeitura e do Ministério da Saúde é que outras quatro novas unidades do programa sejam inauguradas no município, a segunda até o final do ano no Complexo Ouro Verde.

O horário de funcionamento da Farmácia Popular de Campinas é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O telefone da unidade é 3232-5577. A farmácia está aberta a todos os cidadãos.

Seguindo o padrão do programa, o estabelecimento está equipado com aparelho de televisão e vídeo/DVD para a exibição de campanhas do Ministério da Saúde. A unidade tem estrutura adaptada à realidade municipal, além de farmacêuticos e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.

Com a inauguração, o Brasil passou a ter 311 unidades do programa funcionando em 251 municípios. São Paulo tem 62 unidades em funcionamento, sendo 17 na capital. A meta do Ministério da Saúde é de que outras 15 novas unidades, já habilitadas mas ainda não inauguradas, estejam em pleno funcionamento no estado até o final do ano. A previsão é de que as inaugurações aconteçam nos municípios de Araçatuba, Birigui, Cruzeiro, Mairiporã, Mauá, Piracicaba, Ribeirão Preto (4 unidades), Santos (3 unidades), São Vicente e Tupã.

Acesso. Para ter acesso aos medicamentos, basta o interessado se dirigir à farmácia popular com receita médica ou odontológica. Não há necessidade de o usuário passar por qualquer procedimento burocrático.

As farmácias populares do Brasil contam com, no mínimo, 95 itens de medicamentos correspondentes a 2 mil unidades ou apresentações comerciais, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos masculinos. Por meio da Fiocruz, os medicamentos são adquiridos em laboratórios públicos e privados do país. Dessa forma, é possível reduzir, em média, até 90% no preço dos produtos e nas despesas dos usuários com aquisição de medicamentos.

Os dez medicamentos mais procurados nas farmácias populares são sinvastatina (redutor de colesterol), omeprazol (contra gastrite), captopril (para hipertensão), atenolol (para hipertensão), enalapril (para hipertensão), ácido acetil-salicílico (analgésico e coadjuvante no tratamento da hipertensão), metformina (contra diabetes), ranitidina (contra gastrite), nifedipina e mononitrato de isossorbida (para o tratamento de doenças cardiovasculares). Há casos em que o medicamento pode ser adquirido nas farmácias populares por um preço seis vezes menor que o praticado pelo mercado.

A lista de produtos disponíveis nas farmácias populares está de acordo com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e leva em consideração as prioridades nacionais de saúde, a segurança, a eficácia terapêutica, a qualidade e a disponibilidade dos medicamentos.

Com orçamento próprio e independente dos recursos aplicados na distribuição gratuita de medicamentos, o Farmácia Popular não visa ao lucro, pois os medicamentos são repassados aos usuários a preço de custo, nem causa prejuízo às demais ações de suprimento garantidas nas unidades do SUS.

Aprovação. Levantamento do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que o programa tem aprovação de 91% dos usuários. O atendimento prestado nas unidades foi considerado um ponto forte do programa por 97% da população entrevistada.
Informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos nas farmácias populares, as patologias atendidas, os endereços das unidades e as orientações sobre cadastramento de farmácias e drogarias privadas na fase de expansão podem ser obtidas por meio do Disque Saúde (0800 61 1997) ou da Internet (
www.saude.gov.br).

Denize Assis