Série de atividades marca a Semana Municipal de Aleitamento Materno

29/05/2007

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio da Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, promove uma série de atividades até a próxima quinta-feira, 31 de maio, para marcar a Semana Municipal de Aleitamento Materno. Instituída pela lei municipal 535/02, de 2002, a Semana vai abordar em 2007, entre outros assuntos, o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno – comemorada em agosto - que é ‘Incentivo à primeira mamada precoce’.

O objetivo principal é apoiar, estimular e propagar para toda comunidade os benefícios do aleitamento materno. Neste sentido, Centros de Saúde (CSs) e Módulos de Saúde da Família, sob coordenação do Comitê Municipal de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno e com apoio do Centro de Lactação - Banco de Leite Humano Municipal de Campinas, desenvolvem até quinta-feira palestras; grupos de gestantes e mães que amamentam para troca de experiências; orientações individualizadas; encontros de gestantes com café da manhã; distribuição de cartazes, folderes e outros materiais educativos; mural de fotos sobre o tema; grupos de orientação alimentar para grávidas; atividades de sensibilização para servidores da saúde; visitas e palestras em creches e escolas; apresentações artísticas; ações educativas nas salas de recepção das pediatrias.

No dia 31, a partir das 8h, no Salão Vermelho do Paço Municipal, um grande evento com presença de autoridades municipais e nacionais encerram as atividades da semana. A atividade, direcionada a profissionais de saúde e estudantes da área, é aberta ao público.

Às 9h, acontece palestra do médico João Aprígio Guerra de Almeida, coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e Pesquisador da Fiocruz. Ele vai falar sobre Leite materno: composição qualidade e segurança para os bebês. Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Às 11h, a médica pediatra Cláudia Maria Monteiro Sampaio, coordenadora do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas, apresenta o Banco de Leite.

“A Semana Municipal, a exemplo do evento Mundial de Amamentação, é um marco que repercute com grande importância para a promoção do aleitamento. Por isso, a Secretaria mobiliza suas unidades e outros atores envolvidos para as ações”, informa a médica pediatra Maria Fernanda Haddad, coordenadora municipal da Saúde da Criança.

Segundo Maria Fernanda, além do enfoque para as Semanas Municipal e Mundial de Amamentação, o município atua o ano inteiro, por meio do Centro de Lactação, do Comitê Municipal de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno e dos Centros de Saúde, para incentivar o uso do leite materno como alimento exclusivo da criança nos seis primeiros meses de vida e complementado com alimentos adequados até os dois anos de idade ou mais.

Denize Assis

Confira a programação:

Semana Municipal de Aleitamento Materno

De 24 até 31 de maio:

Dia 31 de maio, no Salão Vermelho:

8h: Recepção

8h30: Abertura

9h: Palestra do médico João Aprígio Guerra de Almeida, coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e Pesquisador da Fiocruz. Ele vai falar sobre o tema Leite materno: composição qualidade e segurança para os bebês. Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano;

11h: Palestra da médica pediatra Cláudia Maria Monteiro Sampaio, para apresentação do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas. Cláudia Sampaio é coordenadora do Banco de Leite

11h45: Encerramento

Atividades nas unidades de saúde:

DISTRITO DE SAÚDE NORTE

Centro de Saúde Santa Bárbara

Cartazes de incentivo à amamentação por toda Unidade

Dia 30/05/07 manhã e tarde: Grupo de gestantes e mães que amamentam para troca de experiências (com lanche e brinde), com participação de Saúde Bucal, Pediatra, Enfermagem, Saúde Mental e ACS.

Centro de Saúde Jardim Aurélia

Cartazes de incentivo à amamentação por toda Unidade.

Vídeos na sala de espera.

Orientações individualizadas.

Encontro de gestantes com café da manhã e brindes.

Centro de Saúde Cássio Raposo

Divulgação e distribuição de material educativo nos grupos.

Dia 29/05 das 13 às 15hs Grupo de gestantes com o tema: Aleitamento com sorteio de Cesta do bebê.

Dia 30/05 Grupo de Orientação Alimentar para Gestantes, com café da manhã.

Centro de Saúde Santa Mônica

Dia 28/08 às 9:30 Reunião e palestra para gestantes.

Dia 29/05 às 13:00h Sensibilização dos funcionários sobre o tema.

Dias 30 e 31/05 abordagem do tema nos grupos.

Dia 31/05 Encerramento da Semana com a Equipe.

Centro de Saúde Boa Vista

Cartazes de incentivo à amamentação por toda Unidade.

Exposição de material educativo na recepção e sala de vacina.

Conscientização  dos profissionais sobre o atendimento a lactantes.

Dia 01/06 às 10:00 Grupo de orientação para gestantes

Com a participação da profa. Yanê da UNICAMP.

Visita à creche para reunião com familiares e profissionais.

Centro de Saúde São Marcos

Vídeos na sala de sala de espera.

Divulgação e distribuição de material educativo

Mural de fotos.

Encontro de gestantes com orientação e café da manhã.

Apresentação do Coral do São Marcos.

Palestra da pediatra na escola sobre o tema.

DISTRITO DE SAÚDE LESTE:

C.S.COSTA E SILVA

Filmes

2ª e 4ª às 19:00h.

Gestantes do C.S.

Exposição de Cartazes

C.S.TAQUARAL

Vídeo de Amamentação

De hora em hora na sala de espera

Usuários da sala de vacina e mães da sala de espera

MÓDULO CARLOS GOMES

C.S.CENTRO