Secretário de Saúde participou hoje do encerramento do Seminário de Implantação do Hospital Ouro Verde

29/05/2007

O Secretário Municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, participou na tarde desta terça-feira, dia 29 de maio, da cerimônia de encerramento do Seminário de Preparação para Implantação do Hospital Ouro Verde.

O evento, ocorrido em duas etapas - nos dias 15 e 29 de maio, no Monreale Classic Hotel – reuniu representantes de todas as áreas da Secretaria, além de técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dos hospitais Mário Gatti, Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas, além do Conselho Municipal de Saúde.

O objetivo foi discutir a implementação das ações assistenciais do hospital integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas, já que vão ser disponibilizados 219 leitos, que serão distribuídos em seis unidades de internação nas áreas de Saúde Mental, Reabilitação, Ortopedia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e infantil.

“O hospital vai contar, inclusive, com uma referência em fisioterapia. Também vai incorporar o ambulatório e laboratório que funcionam atualmente no Complexo. E a unidade de Pronto Atendimento (PA), que passará a ser um Pronto-Socorro, vai ser adequada à nova planta para ser integrada também ao hospital. Com isto, vai poder atender a casos de maior complexidade, o que seguramente vai melhorar a resposta aos casos de urgência mais graves, melhorando assim o sistema de urgência e emergência do município como um todo”, afirma o médico pediatra Roberto Avancini de Almeida, coordenador do Complexo Ouro Verde.

A construção do Hospital Ouro Verde é o mais importante projeto da atual Administração de Campinas para a melhoria da atenção à saúde da população no município. A unidade vai beneficiar diretamente os cerca de 200 mil habitantes da Região Sudoeste do município, além de dar retaguarda aos 100 mil habitantes da Noroeste, o que representa aproximadamente um terço da população de Campinas.

As obras de construção civil do hospital, orçadas em R$ 30 milhões, devem estar concluídas em dezembro. No total, estão sendo construídos mais 16,6 mil metros quadrados o que, com a área já construída – 5,2 mil -, vai atingir 21 mil metros quadrados de construção. A meta é que o atendimento à população comece em março de 2008.

Ontem, dia 28 de maio, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, junto com o Prefeito Hélio de Oliveira Santos, visitou as obras e garantiu que vai haver repasse de recursos do Ministério para a aquisição de equipamentos e custeio do Hospital.

“O Ministério apóia todas as ações que qualifiquem e fortaleçam o Sistema Único de Saúde de Campinas, que é um dos melhores do Brasil”, disse Temporão.

Denize Assis