Secretário de Saúde participa de Seminário de Saúde da População Negra

30/05/2007

O Secretário Municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, participou na manhã desta quarta-feira, dia 30 de maio, às 9h, da mesa de abertura do 4° Seminário de Saúde da População Negra do Estado de São Paulo. O evento acontece na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), até as 16h30.

Além de reforçar o compromisso de Campinas para a implementação de políticas de saúde voltadas especificamente para a saúde da população negra, Francisco Saraiva representou no evento o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo ‘Dr. Sebastião de Moraes’ (COSEMS/SP).

Segundo o secretário, Campinas já atua com a diretriz de promover a eqüidade na atenção à saúde da população negra, inclusive no sentido de identificar e avaliar as condições de risco destes cidadãos no contexto social para a implementação de ações preventivas.

O seminário vai discutir a saúde da população negra contextualizada no ambiente em que ele vive; os aspectos diferenciais da saúde do negro em relação à saúde do branco e a outras raças; e os principais agravos que atingem esta população incluindo homicídio, mortalidade infantil e doenças relacionadas ao ambiente com foco para aqueles que vivem em áreas de maior vulnerabilidade.

Durante o evento, os secretários municipais de Saúde da região de Campinas vão assinar o Termo de Compromisso para Implementação de Políticas Municipais de Saúde da População Negra. “A assinatura do compromisso dos municípios é o ponto alto do evento, já que será formalizada a intenção de cuidar da saúde dos negros em 37 municípios que abrangem a região de Campinas”, explica o organizador do evento, Luis Eduardo Batista.

A Biblioteca Central da Unicamp fica na rua Sérgio Buarque de Holanda s/nº, dentro da Cidade Universitária "Prof. Zeferino Vaz", em Barão Geraldo.

Denize Assis