Campinas desenvolve ações para marcar Dia Mundial sem Tabaco

30/05/2007

Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, nesta quinta-feira, 31 de maio, a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio dos Centros de saúde e do Centro de Referência e Informação em Álcool e Drogas (Criad), promove várias atividades para mobilizar a sociedade e chamar a atenção dos mais diversos atores sociais sobre a necessidade do controle do tabagismo.

A programação das unidades engloba oficinas; grupos de orientação; abordagem de pacientes; exibição de vídeos; atividades físicas; exposição de cartazes; passeios; palestras; orientação nutricional relacionada à abstinência da nicotina; orientação sobre prevenção de doenças, seqüelas e acidentes tabaco-relacionados; informações sobre acolhimento e tratamento nas unidades de saúde. No Criad, os pacientes vão fazer um passeio durante o qual vão trocar por cigarros por bombons.

Entre as diferentes informações sobre o problema, serão divulgados os riscos para a saúde dos fumantes e dos não fumantes; a cessação do tabagismo e os prejuízos para o meio ambiente, para a economia e demais áreas da vida social.

Também será trabalhado o tema da campanha deste ano, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é “Ambientes Livres de Tabaco”. O assunto foi escolhido para alertar a população sobre os riscos da exposição à fumaça ambiental do tabaco, que causa a morte de pelo menos 200 mil trabalhadores a cada ano, expostos no seu ambiente de trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT, 2005).

Saiba mais. Em 1988, a Assembléia da OMS aprovou a resolução WHA42.19, determinando que a celebração do Dia Mundial sem Tabaco acontecesse, a cada ano, no dia 31 de maio. Desde então, anualmente, a OMS articula em todo o mundo a comemoração do Dia Mundial sem Tabaco, definindo um tema correlato ao tabagismo, que deve ser abordado pelos seus 192 países-membros com a finalidade de colocar em evidência as diferentes interfaces ou problemáticas do consumo do tabaco.

Outras ações. Além das atividades para marcar as datas nacionais e mundiais de combate ao fumo, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas desenvolve durante todo ano o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Seu objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e as conseqüências da morbimortalidade neste grupo – com prevenção da iniciação ao tabagismo principalmente entre jovens, o estímulo à cessação de fumar, a proteção da população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e a redução do dano individual e social dos produtos derivados do tabaco.

Além das ações em escolas, unidades de saúde e ambientes de trabalho, o município vem se empenhando na ampliação da estratégia de abordagem e tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS), e já conta com profissionais aptos no atendimento em 19 unidades de saúde, entre as quais cinco são livres do tabaco: CAPS-AD, Costa e Silva, Balão do Laranja, Santa Odila e Paranapanema.

O tabagismo é uma das principais causas de mortalidade precoce por doenças isquêmicas do coração, doença cerebrovascular e doença pulmonar obstrutiva crônica. Dados nacionais mostram que, no Brasil, há cerca de 22 milhões de fumantes e que morrem cerca de 200 mil pessoas por ano devido ao tabagismo no país.

Denize Assis

Programação em Campinas

Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio

Tema de 2007: Ambientes Livres de Tabaco

Todas as unidades de saúde estão focando "tabagismo" esta semana, especialmente na quinta-feira, Dia Internacional sem Tabaco. Mesmo unidades ainda não capacitadas estarão trabalhando este tema com seus usuários e funcionários.

CS Cássio Raposo do Amaral: oficina focando tabagismo

CS Centro: grupos de orientação; abordagem mínima; vídeo; atividades físicas; cartazes explicativos.

CAPS AD Criad: lian gong com passeio pelos usuários levando faixa alusiva ao Dia; troca de cigarros por bombons; vídeo relativo ao uso e comercialização do cigarro.

CS Jd. Aeroporto: palestras.

CS Paranapanema: boneca fumante e grávida; orientação nutricional relacionada à abstinência da nicotina; prevenção de doenças, seqüelas, acidentes tabaco-relacionados; descrição do acolhimento e tratamento na unidade.

Divulgação das Unidades de Saúde Livres do Tabaco: CAPS-AD, Costa e Silva, Balão do Laranja, Santa Odila e Paranapanema

Fonte: Equipe do Programa de Tabagismo da Secretaria de Saúde de Campinas

Principais razões para a implementação do Ambiente Livre de Tabaco:

1. A exposição à fumaça ambiental do tabaco mata e causa graves enfermidades.

2. Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco protegem plenamente os trabalhadores e o público dos graves efeitos prejudiciais da fumaça do tabaco.

3. Todos têm o direito de respirar o ar limpo isento de fumaça do tabaco.

4. A maioria das pessoas em todo o mundo não é fumante e tem o direito de não estar exposta ao fumo de outras pessoas.

5. As proibições ao fumo são amplamente apoiadas, tanto por fumantes quanto por não-fumantes.

6. Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco ajudam a impedir que as pessoas, especialmente os jovens, comecem a fumar.

7. Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco incentivam os fumantes que desejam deixar de fumar a reduzir ou a abandonar o fumo.

8. Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco são bons para os negócios. As famílias com crianças, grande parte dos não-fumantes e até mesmo fumantes freqüentemente preferem ir a locais livres da fumaça do tabaco.

9. Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco custam pouco e funcionam.

Fonte: Ministério da Saúde