Pré-Natal diminui transmissão do HIV de mãe para filho

07/05/2008

Autor: Eli Fernandes

Segundo o Ministério da Saúde, se forem tomados todos os cuidados devidos, vulnerabilidade pode ser reduzida em até 67%

O Dia das Mães é uma oportunidade importante para as futuras mamães ou gestantes realizarem o teste de HIV (vírus que causa a aids) e outras doenças sexualmente transmissíveis. O serviço é disponível em todos os Centros de Saúde e outras unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas, como o Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids.

Denomina-se transmissão vertical do HIV a situação em que a criança é infectada pelo vírus da aids durante a gestação, o parto ou por meio da amamentação. No entanto, a criança, filha de mãe infectada pelo HIV, tem a oportunidade de não se infectar pelo HIV.

Atualmente, existem medidas eficazes para evitar o risco de transmissão, tais como: o diagnóstico precoce da gestante que vive com HIV/aids, o uso de drogas anti-retrovirais, o parto cesariano programado, a suspensão do aleitamento materno, substituindo-o por leite artificial (fórmula infantil) e outros alimentos, de acordo com a idade da criança.

Toda mulher grávida deve fazer o teste de aids. Esse exame é especialmente importante durante a gestação, pois se a gestante for positiva para o vírus HIV ela poderá receber um tratamento adequado e, na hora do parto, evitar a transmissão vertical (de mãe para filho) do HIV. Se forem tomados todos os cuidados propostos, este risco pode ser reduzido em até 67%, segundo o Ministério da Saúde.

A taxa de transmissão vertical do HIV pode chegar a 20%, ou seja, a cada 100 crianças nascidas de mães infectadas, 20 podem tornar-se HIV+. Com ações de prevenção, no entanto, a transmissão pode reduzir-se para menos de 1%.

No ano de 2004, estimou-se que cerca de 12.000 parturientes estavam vivendo com HIV no Brasil.

Diagnóstico e prevenção

A prevenção de uma transmissão vertical é feita pela mãe, sempre sob orientação médica, por meio do uso do AZT durante a gravidez e no momento do parto. O recém nascido também deve fazer uso desse mesmo medicamento por um período de seis semanas.

A transmissão do HIV também pode acontecer durante a amamentação, através do leite materno. Portanto, o leite da mãe deve ser substituído por leite artificial ou leite humano processado em bancos de leite que fazem aconselhamento e triagem das doadoras. Em Campinas, a fórmula de leite é oferecida através do SUS.

Toda gestante deve ser orientada a fazer o teste do vírus da aids (o HIV) e, em caso de resultado positivo, ser orientada sobre os seus direitos e os de sua criança, sobre a importância de receber os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde, antes, durante e após o parto, para controlar a doença e prevenir a transmissão do HIV para o seu filho.

Durante o pré-natal, toda gestante tem o direito e deve realizar o teste HIV. Quanto mais precoce o diagnóstico da infecção pelo HIV na gestante, maiores são as chances de evitar a transmissão para o bebê.

A maioria das crianças nascidas de mãe soropositiva para o HIV não apresenta sinais ou sintomas de infecção pelo HIV quando do nascimento. Toda criança nascida de mãe soropositiva para o HIV deve fazer o acompanhamento recomendado pelo Ministério da Saúde, até comprovar sua situação sorológica (infectada ou não).

Teste gratuito e sigiloso

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. Esses testes podem ser realizados em unidades básicas de saúde (UBS), em Campinas, todos os Centros de Saúde realizam o teste, além dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). Nos CTAs, o teste anti-HIV pode ser feito de forma anônima.

Todos os testes devem ser realizados de acordo com uma norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados e controlados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além dos cuidados durante a coleta e execução dos testes, é fundamental que o processo de aconselhamento, antes e depois do teste, seja feito de forma cuidadosa.

Este procedimento facilita a correta interpretação do resultado, tanto pelo profissional de saúde como pelo paciente. O teste deve ser oferecido a todas as gestantes, independente da situação de vulnerabilidade para o HIV. O teste deverá ser sempre voluntário e confidencial.

Cuidados propostos

Quanto mais precoce o diagnóstico da infecção pelo HIV na gestante, maiores são as chances de evitar a transmissão para o bebê. O uso de medicamentos anti-retrovirais em gestante e recém-nascido, a cesariana programada e a substitução do aleitamento materno podem reduzir o risco de transmissão do HIV da mãe para o filho.

Foram notificados ao Ministério da Saúde, de janeiro de 1983 a junho de 2006, 10.846 casos de aids em menores de 13 anos de idade devido à transmissão vertical. Este número vem reduzindo ano a ano com a adoção de medidas de prevenção.

O uso consistente da camisinha é o meio mais seguro de se prevenir contra o HIV/aids e contra outras doenças sexualmente transmissíveis; Seringas e agulhas não devem ser compartilhadas; Todo cidadão tem direito ao acesso gratuito aos anti-retrovirais. A boa adesão ao tratamento é condição indispensável para a prevenção e controle da doença, com efeitos positivos diretos na vida da pessoa com HIV/aids.

Situação epidemiológica

Campinas registrou cerca de cinco mil casos de aids na cidade desde o início da epidemia, nos anos 80. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, cerca de duas mil pessoas têm o vírus HIV na cidade e não sabem. O teste de HIV é gratuito e sigiloso.

Para saber sobre como fazer o teste de HIV e sífilis, que é gratuito e sigiloso e pode ser anônimo, a população deve acessar o Centro de Saúde mais próximo ou os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) que são especializados na realização do teste de HIV e sífilis. Campinas possui dois Centros de Testagem e Aconselhamento.

O Coas/CTA, localizado no Centro, fica à rua Regente Feijó, 637 e funciona das 8h às 18h. O telefone é (19) 3236 – 3711. O CTA/Ouro Verde fica junto ao Hospital Ouro Verde (próximo ao terminal de ônibus) à avenida Rui Rodrigues, 3434. O telefone é o (19) 3226 – 7475 e o funcionamento é somente às segundas-feiras, das 13h às 17h.

Volta ao índice de notícias