Campinas participa no dia 17 de mais um mutirão de mamografias

07/05/2008

Autor: Denize Assis

Campinas participa em 17 de maio de mais uma edição do mutirão de mamografias. O evento, promovido em todas as cidades paulistas pela Secretaria Estadual de Saúde, tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Serão disponibilizadas 3,4 mil vagas para as mulheres campineiras.

O objetivo é reduzir a espera por este exame no Sistema Único de Saúde (SUS). A mamografia é o exame radiológico dos tecidos moles das mamas que permite detectar precocemente lesões sugestivas de câncer.

“A oferta por este exame na rotina na rede pública de saúde de Campinas é de aproximadamente 2,3 mil procedimentos por mês. São 28 mil por ano. Nos casos de suspeita de câncer, as pacientes são atendidas de forma rápida em unidades especializadas em mastologia”, afirma o médico Fernando Brandão, coordenador municipal da área técnica da Saúde da Mulher.

Fernando informa que, para participar, é necessário ter o pedido médico em mãos. As mulheres devem marcar previamente o exame, por telefone ou pessoalmente, até o dia 12 de maio, em um dos oito serviços credenciados em Campinas pelo evento para realizar o procedimento (veja abaixo).

Informações podem ser obtidas também nos Centros de Saúde ou pelo serviço 156 da Prefeitura. A paciente poderá realizar a mamografia em qualquer unidade participante do mutirão. Todos os locais participantes terão identificação.

Posteriormente, os casos com lesões sugestivas serão encaminhados para o ambulatório especializado de mastologia para uma investigação mais ampliada por meio de outros exames.

Na rotina, para realizar a mamografia na rede pública de saúde de Campinas, a mulher precisa consultar seu médico ginecologista ou clínico no Centro de Saúde para se orientar sobre quando deve começar os seus controles mamográficos.

Avanços. A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas avançou muito nos últimos 12 anos em relação ao controle do câncer de mama. Foi criado um ambulatório especializado em mastologia, que passou a dar suporte para as unidades de saúde. Estas unidades, como conseqüência, tiveram um aporte aumentado de acesso a exames de mamografia. Em 1996, eram 1,5 mil exames anuais. Em 1998, 18 mil e, em 2007, cerca de 28 mil.

Também foi estabelecido um fluxo de atendimentos hospitalares, com a parceria com a Maternidade de Campinas, Hospital Celso Pierro e Caism-Unicamp. Atualmente, o Hospital Mario Gatti também disponibiliza tratamentos para câncer de mama, inclusive com reconstruções imediatas e tardias.

Este processo todo colocou Campinas na rede SUS como umas das cidades brasileiras que mais faz diagnóstico precoce de câncer mamário e com estabilização e tendência de queda na taxa de mortalidade por esta patologia.

Em todo o mundo, anualmente, cerca de um milhão de mulheres descobre que está com câncer de mama, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, de acordo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se a ocorrência de 49 mil novos casos de câncer de mama em 2007. Em Campinas, são detectados em média 120 cânceres de mama por ano.

Serviços credenciados para o mutirão em Campinas:

ECOCENTER SERVIÇOS HOSP. E DIAG S/C LTDA RUA MARIA MONTEIRO CAMBUI (19)3705-8800
SANCHES E KOEHLER MÉDICOS ASSOCIADOS S/C LTDA AV. SENADOR ANTONIO LACERDA FRANCO JD DO LAGO (19)3227-2790
ECOCENTER SERV.HOSP.E DIAG.S/S LTDA AVENIDA GUILHERME DE CAMPOS JD, STA GENEBRA (19)3756-9900
CAISM - CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAUDE DA MULHER AV. ALEXANDRE FLEMING CIDADE UNIVERSITÁRIA (19)3521-9374
BIANCHESSI & PASSOS CLÍNICA MÉDICA LTDA RUA CAMARGO PAES GUANABARA (19)3251-5058
BIANCHESSI & BIANCHESSI CLÍNICA DE EX. RADIOL. LTDA RUA JOSÉ FERREIRA CAMARGO NOVA CAMPINAS (19)3251-5058
CLÍNICA PROPEDÊUTICA MÉDICA LTDA RUA TIRADENTES GUANABARA (19)3233-4200 (19) 3233-8834
CENTRO CLIN CAMPINAS - SERV. RADIODIAG. IMAG.MAMOTOMIA E BIÓPSIA CIR AV. DR. HEITOR PENTEADO N. SENH. AUXILIADORA (19)3212-0421 F