Campinas vacinou 58,9 mil e prossegue Com a campanha de vacinação do idoso

08/05/2008

Autor: Denize Assis

Campinas atingiu a marca de 58.984 pessoas vacinadas contra a gripe até o início da tarde desta quinta-feira, dia 8 de maio, e vai prosseguir com a Campanha de Vacinação do Idoso, que começou dia 26 de maio e estava prevista para terminar amanhã, sexta-feira, dia 9.

O objetivo é atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de imunizar 80% da população com 60 anos ou mais, já que o número alcançado representa 56,8% do total de idosos da cidade que é de 102,4 mil habitantes.

De acordo com a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Vigilância em Saúde (Visa) Municipal, este ano a meta proposta pelo Ministério da Saúde é mais ousada. Até 2007, o índice preconizado era 70%. Campinas atingiu 76% no ano passado.

“Como nas outras campanhas, estamos verificando uma boa adesão, especialmente entre os idosos de idade mais avançada. Portanto, nossa expectativa é alcançar a meta. Vamos trabalhar para isto”, informa.

Além da dose contra a gripe, a campanha também disponibiliza a dupla adulto (contra difteria e tétano), para pessoas não imunizadas. A vacina contra pneumonia (anti-pneumocócica) está disponível para casos específicos. Os idosos que tiverem a carteira de vacinas devem levá-la.

Brigina orienta que as pessoas não vacinadas compareçam aos centros de saúde. “A vacina é segura, não causa gripe e deve ser tomada todo ano porque sua composição varia a cada período, de acordo com os tipos de vírus da influenza que estão em circulação”, afirma.

A sanitarista lembrou estudos que demonstram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, apontam que há queda de pelos menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza (gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.

Para saber mais sobre a vacina. A vacina contra a gripe é produzida com base nas três cepas (subtipo de vírus) de maior circulação no Hemisfério Sul. Essa combinação eleva a capacidade de proteção da vacina. A vacina leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença. Isto significa que a vacina não causa gripe.

Volta ao índice de notícias