Ações de combate à dengue serão promovidas em bairros das regiões noroeste, norte e sudoeste neste sábado

09/05/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove neste sábado, dia 10 de maio, ações de combate à dengue nas regiões noroeste, sudoeste e norte da cidade. As atividades aos finais de semana colaboram na redução das pendências, caracterizadas pela existência de imóveis fechados no momento da visita do agente, ou aqueles em que o proprietário não permite que o profissional de saúde realize o seu trabalho.

Na região noroeste, um grupo de onze profissionais, nove ajudantes e dois supervisores de controle ambiental vão atuar em 20 quarteirões entre as ruas Paulo Provenza Sobrinho e Presidente Juscelino, na Vila Perseu Leite de Barros. A equipe vai promover um pente-fino nas casas para remoção de criadouros e ações de comunicação e informação sobre dengue. Além disso, profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão atuar em imóveis especiais e pontos de risco.

Na região sudoeste, no Jardim Telesp, doze servidores entre ajudantes e supervisores de controle ambiental e agentes comunitários de saúde vão fazer visitas casa a casa com o objetivo principal de diminuir pendências, um dos principais obstáculos para o êxito do programas de controle da dengue.

Na norte, ajudantes e supervisores de controle ambiental e a equipe do Módulo de Saúde Rosália atuam na Escola-Fazenda Boa Vista, numa parceria com o Co-Educa. Os profissionais vão fazer palestras e outras atividades para chamar a atenção da comunidade sobre a dengue.

Exemplares da fauna sinantrópica – ratos, carrapatos, mosquitos, cobras etc – serão apresentados e as participantes poderão tirar suas dúvidas. Segundo o supervisor de controle ambiental, Leandro Freire da Silva, uma maquete com as fases do mosquito Aedes Aegypti também será exposta. Folhetos serão distribuídos. A equipe vai estar à disposição para orientar e tirar dúvidas.

Campinas registrou este ano 164 casos de dengue. No ano passado, no mesmo período - em janeiro, fevereiro, março e abril -, foram mais de 6.926 mil.

Volta ao índice de notícias