Mesa-redonda marca Semana Municipal de Aleitamento Materno

13/05/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio do Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno, promove nesta quarta-feira, 14 de maio, às 13h30, no auditório do Hotel Nacional Inn, mesa-redonda para marcar a Semana Municipal de Aleitamento Materno. A Semana foi instituída pela lei municipal 535/02, de 2002.

O evento vai reunir profissionais das esferas municipal, estadual e federal para discutir, entre outras pautas, o tema ‘Política Nacional de Estímulo ao Aleitamento Materno’. Também será abordado no evento o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno – comemorada em agosto -: ‘Amamentação: participe e apóie esta idéia’.

A enfermeira Lílian Córdoba do Espírito Santo, da Área Técnica da Saúde da Criança do Ministério da Saúde; a médica Sandra Regina de Souza, coordenadora da Área Técnica da Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde; e a médica Maria Fernanda Costa Haddad, coordenadora municipal da Área Técnica da Saúde da Criança e Adolescente, participam da mesa.

O objetivo principal é apoiar, estimular e propagar para toda comunidade os benefícios do aleitamento materno. A atividade, direcionada a profissionais de saúde e outros que atuam em atividades relacionadas ao tema, é aberta ao público. O Hotel Nacional Inn fica na avenida Benedito de Campos, 35, no Jardim do Trevo.

Banco de leite humano. A Secretaria de Saúde quer aproveitar a ocasião para divulgar o Banco de Leite – Centro de Lactação de Campinas e Região e informar que a unidade necessita de doadoras. Instalado no 5º andar da Maternidade de Campinas, o Banco registrou queda na doação e aumento na distribuição de leite no mês de abril. Com isso, os estoques que, em março, somavam 192 litros, caíram para 160 litros em abril.

“Este foi o mês com o menor número de coleta domiciliar e com o menor volume de entrada de leite este ano. Assim, passamos a liberar mais leite do que o que entrou para doação. Nestas ocasiões vamos consumindo nosso estoque”, informa a médica pediatra Cláudia Maria Monteiro Sampaio, coordenadora do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas.

A pediatra informa que, com o objetivo de estimular a doação de leite, o Comitê Municipal de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno desenvolve ações nos Centros de Saúde para sensibilizar a população sobre a importância do leite materno, único alimento que deve ser oferecido ao bebê até o sexto mês de vida.

Segundo Cláudia, nada substitui o leite do peito. “Ele fornece tudo o que o bebê precisa para se alimentar até os seis meses de vida e funciona como uma vacina contra doenças. Além disso, o leite materno é econômico e prático, já que está sempre pronto, na temperatura adequada e livre do risco de contaminação, o que propicia crescimento e desenvolvimento mais saudáveis”, afirma.

Mas algumas mães, como as de bebês prematuros e/ou doentes internados nas unidades neonatais, não podem amamentar e necessitam da solidariedade de outras mulheres. Por isso, a Secretaria de Saúde solicita que as mamães sejam doadoras. É importante que a mulher saiba que doar o leite é um gesto de amor e que este ato não compromete em nada a amamentação do próprio filho. Não há risco de faltar o alimento para o próprio bebê.

Para doar o leite ou receber orientações e apoio na fase da amamentação basta que a mulher entre em contato com o Banco de Leite. A unidade fica no 5o andar da Maternidade de Campinas, na avenida Orosimbo Maia, 165. O telefone é 19 3306-6039. O atendimento é gratuito. No local também podem ser feitas doações de vidros com tampa de plástico – como os de café solúvel ou maionese -, que são utilizados para armazenar o alimento.

Referência. O Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas é o serviço de referência para Campinas e região responsável pelo apoio e estímulo ao aleitamento materno. Também realiza coleta, processamento, armazenamento e distribuição de leite humano. A unidade foi implantada em 1993, numa parceria da Prefeitura com a Maternidade de Campinas.

Ações contínuas. Além do enfoque para as Semanas Municipal e Mundial de Amamentação, a Secretaria de Saúde de Campinas atua o ano inteiro, por meio do Centro de Lactação, do Comitê Municipal de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno e dos Centros de Saúde, para incentivar o uso do leite materno como alimento exclusivo da criança nos seis primeiros meses de vida e complementado com alimentos adequados até os dois anos de idade ou mais.

Atualmente as ações de incentivo estão sendo intensificadas por meio de trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, nas Naves-Mãe. Estas unidades estão sendo criadas com os chamados ‘cantinhos da amamentação’, espaços específicos para que as mamães possam continuar amamentando seus filhos ou, na impossibilidade delas irem até os locais, que levem o próprio leite para o bebê.

Uma equipe de nutricionistas da Ceasa também tem participado deste trabalho, com foco na questão da alimentação. A atividade inclui ainda os profissionais da unidade básica de saúde mais próxima. São realizadas palestras para pais e funcionários para sensibilização sobre o tema.