Prefeitura entrega, nesta sexta-feira, automação E informatização do Laboratório Municipal

15/05/2008

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entrega nesta sexta-feira, dia 16 de maio, às 9h30, a conclusão da automação total e informatização do Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas, instalado no Complexo Ouro Verde.

Para alcançar esta tecnologia, a Administração investiu R$ 9 milhões e dotou o laboratório de um equipamento pioneiro no Brasil, que executa toda a fase pré-analítica do processo de realização de exames, o que tornou o processo mais rápido, seguro e de qualidade comprovada.

O serviço é o maior laboratório público municipal do Brasil, o maior laboratório de análises clínicas do município e de todo interior paulista. Realiza mais de 2,2 milhões de exames por ano. Mais de 100 mil pessoas já foram testadas para HIV neste serviço.

O projeto de modernização do laboratório teve início em julho de 2007, ocorreu em quatro etapas e acaba de ser finalizado – confira abaixo as fases de implantação.

Com a nova tecnologia, o laboratório ampliou o acesso ao serviço a mais 1,5 mil pacientes por dia, por meio da coleta em mais de 100 locais diferentes na cidade, entre centros de saúde e outras unidades próximas da casa de cada cidadão.

A modernização também trouxe avanços em relação à qualidade e confiança, já que possibilitou introduzir o impresso único, que facilita muito o trabalho dos médicos e das equipes de saúde, e as etiquetas de código de barras, que garantem que nenhum material seja trocado.

Além disso, os resultados dos exames agora ficam prontos em menos de 12 horas e, a partir de três dias úteis, os laudos são encaminhados para as unidades básicas e ficam à disposição dos médicos e pacientes.

Neste processo de qualificação e modernização, o laboratório também passou a ser sistematicamente avaliado em relação à qualidade dos exames, tendo recebido 100% de acertos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica por meio do Programa Controlab.

Atualmente, a unidade disponibiliza 322 exames diferentes, desde os mais simples até os mais complexos, de acordo com o quadro clínico de cada paciente. Um scanner de leitura digitaliza todas as requisições, processo também pioneiro em Saúde no Brasil.

Todo este processo levou o laboratório a uma grande produtividade. Atualmente são realizados mais de 250 mil exames mensais, sendo que este resultado ainda está aliado a uma redução de custos diretos e indiretos.

“O laboratório municipal é um dos serviços mais antigos da rede e tem contribuído de forma decisiva para a qualidade e assistência prestada, fornecendo para a rede exames de qualidade em prazos cada vez menores. Participa da consolidação do SUS Campinas e promove atendimento cada vez mais digno para a nossa população, pois além de aliar competência técnica, cuida intensamente das questões éticas e de sigilo e confiabilidade”, afirma a médica patologista-clínica e sanitarista Regina Salles, coordenadora do Laboratório desde 1.999.

Segundo Regina, isto coloca Campinas no cenário mundial, reforçando sua opção pela modernidade, qualidade, confiança e vanguarda de novas tecnologias.

Saiba mais. O Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas atua com uma equipe 87 servidores, sendo 75 na área técnica, além de administrativos, auxiliares de limpeza, digitadores e vigias. A unidade atua com coordenação e co-gerência, equipe de biossegurança, grupo de gerenciamento de resíduos, participa do Conselho Local de Saúde do Ouro Verde e está implementando um núcleo de saúde coletiva.

O Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas fica no Complexo Ouro Verde, na avenida Ruy Rodrigues, 3434. O telefone do serviço é 3266-6314.

A modernização do laboratório ocorreu em 4 etapas, a partir de julho de 2007, e com a finalização da implantação do projeto em abril de 2008. Confira:

Fase 1 - Construção de uma rede lógica através de eletro-calha interligando todos os setores do Laboratório;

Fase 2 - Instalação de um sistema de informática laboratorial Matrix, avançado do ponto de vista de banco de dados, recursos do sistema e interfaciamento bidirecional entre computador e equipamentos utilizados no Laboratório;

Fase 3 - Instalação de potentes máquinas analisadoras de exames de Bioquímica (exames de sangue, glicose, colesterol, triglicérides, acido úrico, etc) e de Hormônios e Imunologia (hepatites, exames de pré-natal, exames de tireóide, etc);

Fase 4 - Instalação do Módulo Pré-Analítico, que realiza de forma automatizada procedimentos que eram realizados manualmente, portanto mais demorados e sujeitos a erros humanos.